Com base em décadas de experiência, a norma aprofunda-se em três áreas de impacto com foco na natureza: saúde e fertilidade do solo, biodiversidade e resiliência climática. Ao mesmo tempo, mantém requisitos sociais robustos. Ao proteger direitos humanos e apoiar meios de vida decentes, a gestão ambiental é fortalecida, à medida que agricultores e trabalhadores saudáveis e em segurança estão mais preparados para cuidar do meio ambiente.
O formato autônomo da Norma de Agricultura Regenerativa inclui novos requisitos de agricultura regenerativa, requisitos fundamentais compartilhados com a Norma de Agricultura Sustentável e alguns outros requisitos de agricultura sustentável compartilhados em tópicos fundamentais. Juntos, esses requisitos geram resultados mensuráveis em cinco áreas principais: resiliência de cultivos, saúde do solo, biodiversidade e gestão hídrica.
O formato complementar inclui os novos requisitos de agricultura regenerativa a serem implementados com os requisitos da Norma de Agricultura Sustentável Requisitos.