Visão geral da Certificação da Rainforest Alliance

Prev Next

1. Introdução à Certificação Rainforest Alliance e sua paisagem

Boas-vindas à Rainforest Alliance. Quer você gerencie uma única fazenda, coordene um grupo de fazendas ou trabalhe na cadeia de suprimentos de produtos certificados, este manual — junto com outros disponíveis no Knowledge Hub — serve como seu guia para entender a Rainforest Alliance, seu ecossistema de plataformas online e como se envolver com seu Programa de Certificação e outras iniciativas.

Primeiro, apresentaremos o MyRA, o portal digital central da Rainforest Alliance. É o seu ponto único de acesso a todo o ecossistema de serviços e recursos da Rainforest Alliance. Por meio do MyRA, você registrará sua organização, gerenciará sua equipe e acessará serviços essenciais, como:

  • A Plataforma de Certificação (para solicitar e se preparar para auditorias)

  • A Plataforma Claims (para uso do selo da Rainforest Alliance)

  • A Plataforma de Rastreabilidade (para gerenciar o fluxo de produtos)

  • O Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR)

Tudo começa no MyRA e, a partir dele, você pode acessar os serviços adequados com base no papel e nos objetivos da sua organização.

2. O que é a Certificação Rainforest Alliance?

O Programa de Certificação da Rainforest Alliance é um sistema de garantia de sustentabilidade que ajuda a promover mudanças positivas na agricultura e nas cadeias de suprimentos. Seu objetivo é melhorar os meios de vida, promover os direitos humanos e proteger a biodiversidade.

A certificação apoia práticas empresariais responsáveis. Ao participar, você se torna parte de uma aliança global que trabalha por um mundo em que pessoas e natureza prosperem juntas.

O Programa de Certificação da Rainforest Alliance inclui:

  • Certificação para fazendas: destinada a produtores e comunidades florestais comprometidos com práticas sustentáveis

  • Certificação para Organizações da Cadeia de Suprimentos: destinada a empresas que compram, manuseiam ou vendem produtos certificados pela Rainforest Alliance

Se você quiser mais informações sobre como obter a certificação, pode consultar estes artigos:

3. Principais partes envolvidas na Certificação

Diversos atores importantes desempenham um papel no processo de certificação. Cada um tem um lugar definido no sistema, com responsabilidades específicas e acesso às plataformas online da Rainforest Alliance.

Como parte da sua jornada como Detentor de Certificado ao configurar sua organização no MyRA, você será solicitado a selecionar todas as funções ou atividades relevantes que sua organização desempenha dentro do sistema da Rainforest Alliance.

Leia abaixo para obter informações mais detalhadas sobre cada parte envolvida.

  1. Detentor de Certificado (isto inclui candidatos em potencial)

    1. Fazendas

    2. Organizações da Cadeia de Suprimentos

  2. Entidades Certificadoras

  3. Terceiros

    1. Agências de design

    2. Parceiros de Treinamento

3.1 Detentores de Certificado

3.1.1 Organizações de fazenda

São aquelas organizações envolvidas em atividades agrícolas que contribuem para volumes estimados. Podem operar como uma única fazenda, multi-fazenda ou um grupo de fazendas.

Detentores de Certificado de Produção Agrícola inclui:

  • Fazendas individuais

  • Grupos de fazendas gerenciados por uma entidade central

  • Empresas de gestão agrícola que operam em múltiplas

Quer você esteja solicitando a certificação pela primeira vez ou mantendo-a, você é tratado como um Detentor de Certificado dentro do sistema da Rainforest Alliance.

Os Detentores de Certificado são responsáveis por implementar e manter a Norma de Agricultura Sustentável da Rainforest Alliance em suas operações. Eles desempenham um papel fundamental na preparação para a certificação, garantindo a conformidade contínua e gerenciando todos os processos relacionados.

As responsabilidades do Detentor de Certificado incluem:

  • Fornecer dados da fazenda e do local

  • Fazer upload de arquivos de geolocalização (polígonos)

  • Preencher autoavaliações e dados indicadores

  • Coordenar com a sua Entidade Certificadora para a preparação e o acompanhamento da auditoria

3.1.2 Organizações da Cadeia de Suprimentos

Organizações da Cadeia de Suprimentos são empresas que gerenciam produtos certificados ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde a comercialização e o processamento até a fabricação e a venda final.

Isso inclui:

  • Comerciantes

  • Fabricantes

  • Processadores

Eles são responsáveis pelo movimento e pela integridade dos produtos certificados após deixarem a fazenda e desempenham um papel fundamental na manutenção da rastreabilidade e da cadeia de custódia.

Como Detentor de Certificado de uma Organização da Cadeia de Suprimentos, você é responsável por:

  • Definir seu escopo de certificação;

  • Fornecer informações sobre o local e as atividades;

  • Gerenciar a rastreabilidade;

  • Preencher autoavaliações;

  • Trabalhar com uma Entidade Certificadora ou passar pelo processo de aprovação, se for elegível.

3.2 Entidade Certificadoras

As Entidades Certificadoras são organizações independentes e autorizadas, responsáveis por avaliar se as fazendas e as organizações da cadeia de suprimentos atendem aos requisitos dos padrões da Rainforest Alliance. Elas desempenham um papel central na verificação da conformidade, na realização de auditorias e na emissão de decisões de certificação.

As Entidades Certificadoras operam regionalmente. Com base na localização de suas operações, a plataforma apresentará uma lista de Entidades Certificadoras elegíveis com os quais você poderá trabalhar como parte do processo de certificação.

Você interagirá com uma Entidade Certificadora ao longo de toda a sua jornada de certificação, desde a solicitação e preparação para a auditoria até ações corretivas e renovação.

As Entidades Certificadoras são responsáveis por:

  • Analisar os dados e a documentação submetidos;

  • Realizar auditorias remotas ou presenciais;

  • Apresentar as conclusões e oriente as ações corretivas;

  • Tomar decisões de certificação com base no seu nível de conformidade.

3.3 Terceiros

Terceiros são parceiros externos que apoiam os Detentores de Certificado com tarefas específicas dentro da plataforma MyRA.

Isso pode incluir:

  • Agências de design que desenvolvem embalagens, materiais de marca e marketing para produtos alimentícios em nome de organizações clientes.

  • Parceiros de Treinamento que visitam os Detentores de Certificado no local e os auxiliam no uso dos sistemas da Rainforest Alliance

Observação: Terceiros não são Detentores de Certificado. No entanto, eles podem receber acesso à plataforma por meio de papéis delegados pelos Detentores de Certificado principais.

4. Como a Plataforma MyRA Facilita o Processo de Certificação

Quando você inicia sua jornada de certificação, tudo começa no MyRA. É o portal central da Rainforest Alliance para acessar nossa variedade de serviços de sustentabilidade, incluindo a certificação.

Desde o registro de sua conta até a criação do perfil da sua organização, o MyRA oferece acesso, em um só lugar, a tudo o que você precisa: certificação, rastreabilidade e solicitações. À medida que você avança nas etapas principais, como enviar sua solicitação, preparar-se para a auditoria ou inserir dados da fazenda. O MyRA orienta o processo e ajuda você a se manter no caminho certo.

Nos bastidores, o MyRA se conecta perfeitamente com ferramentas especializadas que gerenciam partes específicas da jornada. Você não precisará gerenciar logins ou plataformas separadas. O MyRA mantém tudo conectado, seguro e fácil de navegar.

O MyRa:

  • Facilita a criação do perfil central da sua organização;

  • Permite que administradores gerenciem usuários e funções;

  • Fornece acesso a toda a variedade de serviços de sustentabilidade da Rainforest Alliance;

  • Fornece orientação sobre as ações fundamentais para o uso desses serviços;

  • Conecta você a módulos especializados para enviar e revisar dados relacionados aos serviços.

Você poderá notar diferentes telas ou layouts ao utilizar vários serviços, mas isso é apenas o MyRA ajudando a concluir as tarefas necessárias utilizando as ferramentas adequadas. Quer você esteja enviando dados ou confirmando seu escopo, tudo permanece conectado ao seu perfil e à sua organização no MyRA.

Observação: Se em algum momento você não souber em que etapa do processo de certificação está, basta retornar ao seu painel de certificação no MyRA ou consultar o conjunto de manuais de usuário no Knowledge Hub. Eles fornecerão orientação e indicarão seus próximos passos em qualquer momento do processo.

5. Os manuais de usuário da RACP

Para ajudar você a navegar no sistema online MyRA e nos serviços da Rainforest Alliance, desenvolvemos Manuais do Usuário como sua orientação passo a passo. Quer esteja solicitando a certificação pela primeira vez ou gerenciando sua renovação anual, esses manuais estão aqui para ajudar você a ter sucesso em cada etapa.

Cada manual do usuário é adaptado a uma parte específica:

  • Certificação para Fazendas

  • Certificação para Organizações de Cadeia de Suprimentos

6. Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR)

6.1 O EUDR e como ele se relaciona com a Rainforest Alliance

O Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento (EUDR) é uma nova lei da União Europeia destinada a reduzir o desmatamento e a degradação florestal associados às cadeias globais de suprimentos.

A partir de 30 de dezembro de 2025, as empresas que colocarem determinados produtos no mercado da UE (ou os exportarem) deverão comprovar que seus produtos não contribuíram para o desmatamento ou para a degradação florestal após 31 de dezembro de 2020.

Se sua organização trabalha com cacau ou café, ela será automaticamente avaliada de acordo com os requisitos alinhados ao EUDR da Rainforest Alliance durante o processo de certificação.

Essa avaliação é:

  • Obrigatório para todos os Detentores de Certificado de café e cacau;

  • Baseado nos mesmos dados coletados durante a certificação (por exemplo, localização da fazenda, dados da cultura e risco de desmatamento);

  • Realizado automaticamente na Plataforma de Certificação da Rainforest Alliance (RACP) – nenhuma solicitação separada para o EUDR é necessária.

A não conformidade com os requisitos alinhados ao EUDR não resultará em descredenciamento. No entanto, todos os Detentores de Certificado de café e cacau devem passar pela avaliação.

Você não pode optar por não ser avaliado em relação a esses requisitos se trabalha com cacau ou café, mas pode optar por não compartilhar externamente seus dados relacionados ao EUDR

7. Glossário dos termos da Rainforest Alliance

A tabela abaixo lista os termos e abreviações utilizadas com maior frequência e sua significância ao trabalhar com a RACP. Entender esses termos é necessário para completar seu registro de forma precisa.

Veja também nosso glossário online,para uma explicação da terminologia que você encontrará nos documentos e ferramentas do Programa de Certificação Rainforest Alliance 2020.

7.1 Glossário de termos gerais

Termo

Definição

Organizações de fazenda

Organizações envolvidas em atividades agrícolas que contribuem para volumes estimados. Podem operar como uma única fazenda, multi-fazenda ou um grupo de fazendas.

Organizações da Cadeia de Suprimentos

Quaisquer organizações que não são fazendas que gerenciam produtos certificados ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde a comercialização, o processamento, a fabricação até a venda final.

Local de Gerenciamento Central (CML)

Local onde ocorre a maioria das atividades de manejo. Isso inclui o gerenciamento dos processos e procedimentos necessários para se tornar e permanecer certificado.

Escopo de certificação

Um conjunto de atividades, processos, agentes e produtos que estão cobertos sob o certificado de um detentor de certificado.

Visão geral da certificação

A página na RACP onde um Detentor de Certificado pode enviar as informações sobre seu “escopo de certificação”.

Perfil de Certificação

A página na RACP onde um Detentor de Certificado pode enviar as informações sobre seu “escopo de certificação”.

Local

Uma entidade geograficamente separada pertencente a uma Fazenda ou uma Organização da Cadeia de Suprimentos onde um número e tipo específicos de operações são conduzidas.

Subcontratado

Uma organização ou indivíduo contratado para realizar uma ou mais operações específicas nos produtos certificados, por exemplo, processamento, armazenagem, embalagem, e/ou rotulagem de produtos.

Sublicenciado

Um Acordo Legal pode abranger várias entidades chamadas sublicenciadas. Os sublicenciados permitidos herdam os direitos e obrigações do Acordo Legal assinado por sua organização.

Fazenda

Toda terra e instalações utilizadas para atividades de produção e processamento agrícola sob o escopo geográfico da certificação de produção agrícola aplicável da Rainforest Alliance. Uma fazenda pode ser composta por diversas unidades produtivas adjacentes ou geograficamente separadas dentro de um país, desde que estejam sob uma entidade gestora comum. Todas as unidades de produção dentro desse escopo geográfico devem cumprir com a Norma de Agricultura Sustentável Rainforest Alliance, incluindo tanto os cultivos vendidos como certificados como os outros cultivos.

Produtor

Uma pessoa (homem ou mulher) que detém e/ou opera uma empresa agrícola, seja comercialmente ou para o seu sustento ou de sua família.

Auditoria

Uma avaliação formal de terceira parte, conduzida por uma Entidade Certificadora aprovada, para verificar se um Detentor de Certificado cumpre os requisitos do Programa de Certificação da Rainforest Alliance. O processo de auditoria pode incluir revisão de documentos, visitas ao local, entrevistas com trabalhadores e verificação de dados da fazenda ou da cadeia de suprimentos. As auditorias são obrigatórias para a maioria dos Detentores de Certificado e constituem uma etapa fundamental antes que a certificação possa ser concedida ou renovada.

Análise de risco de geodados

Ferramenta em GIS desenvolvida pela Rainforest Alliance para identificar o risco de desmatamento e proximidade de áreas protegidas que, por sua vez, podem prejudicar a conformidade com os requisitos da norma e os resultados de sustentabilidade esperados.

Varejista/Dono de marca

Vende ou comercializa produtos alimentícios acabados sob uma marca própria para consumidores, em lojas, mercados ou online (excluindo atividades de fabricação/produção).

Agência de design

Desenvolvem embalagens, materiais de marca e marketing para produtos alimentícios em nome de organizações clientes.

7.2 Glossário de termos de fazenda

Termo

Definição

Fazenda única

Esta opção de certificação se aplica a fazendas com estrutura organizacional independente, onde a gestão e todas as atividades ocorrem em um único local físico. Esta fazenda será certificada individualmente. A maioria das fazendas nesta categoria serão fazendas grandes; no entanto, pequenas fazendas também podem ser certificadas sob esta opção. Observe que, mesmo com certificação de fazenda única, um site de gerenciamento ainda precisa ser adicionado ao escopo da sua organização e ao escopo da sua certificação.

Multi-fazenda

Esta opção de certificação é para duas ou mais fazendas pertencentes ou alugadas pela mesma pessoa ou organização, que desejam obter a certificação juntas. Se as fazendas não forem de propriedade ou alugadas pela mesma pessoa ou organização, elas podem ser certificadas juntas na opção de certificação de grupo de fazendas, ou cada fazenda pode ser certificada individualmente na opção de certificação de fazenda única.

Dados de geolocalização

Dados que identificam a localidade geográfica de fazendas e os limites de fazendas, unidades de produção, e outras instalações dos Detentores de Certificado Rainforest Alliance. Os dados de geolocalização são representados por coordenadas geralmente coletadas através do mapeamento de Sistemas de Posicionamento Global (GPS) usando pontos de localização individuais (incluindo envelopes) ou polígonos que definem os limites totais das áreas relevantes.

Grupo de fazendas

Esta opção de certificação é para fazendas que não são de propriedade ou alugadas por uma organização, mas implementam um sistema de gerenciamento comum. O grupo pode ser organizado como uma associação ou cooperativa ou ser administrado por uma fazenda ou outra organização da cadeia de suprimentos, como um exportador. Este tipo de certificação é mais adequado para pequenas fazendas que não possuem meios para obter a certificação individualmente. No entanto, grandes fazendas podem formar ou fazer parte de um grupo.

Gerência do grupo

A entidade que assina o acordo de certificação com a Entidade Certificadora acreditada pela Rainforest Alliance e se responsabiliza pelo desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão Interno do grupo e pelos sistemas de gestão de todos os seus membros. A gerência do grupo é responsável por assegurar a conformidade das fazendas-membro com a Norma.

Registro de membros de grupo (RMG)

Um modelo vinculante que permite que Detentores de Certificado de Produção Agrícola, especialmente aqueles sob a certificação em grupo, possam enviar dados relevantes de inspeções internas em seus membros de grupo para a RACP, em preparação para sua auditoria.

Indicador

Dados quantitativos ou qualitativos incluídos na norma para medir e monitorar as mudanças relacionadas aos requisitos de melhoria ou para avaliar o alcance e a saída da organização em relação aos requisitos básicos. Os detentores de certificados são solicitados a relatar anualmente os dados do indicador aplicável.

Fazenda Grandes

Todas as fazendas com 10 ou mais trabalhadores permanentes.

7.3 Glossário de termos de Organização da Cadeia de Suprimentos

Termo

Definição

Multi-local

Uma organização da cadeia de suprimentos que não tem a produção agrícola no escopo de sua certificação Rainforest Alliance e tem um local central identificado sob o qual dois ou mais locais estão operando.

Subcontratado

Uma organização ou indivíduo contratado para realizar uma ou mais operações específicas nos produtos certificados, por exemplo, processamento, armazenagem, embalagem, e/ou rotulagem de produtos.

ARCS

Como parte do sistema de asseguramento, dados são coletados através da Análise de Risco para Cadeia de Suprimentos (ARCS) que está vinculada ao processo de registro e de preenchimento do perfil. A ARCS avalia os potenciais riscos das operações de uma organização por local individual para determinar o tipo e frequência das verificações necessárias.

Nível de Verificação

O nível de verificação é o resultado da Análise de Risco para Cadeia de Suprimentos (ARCS) e define o tipo, intensidade e frequência da verificação que é requerida.

Aprovação

Um caminho alternativo para a certificação, disponível para Organizações da Cadeia de Suprimentos elegíveis cujo papel representa menor risco dentro da cadeia de suprimentos. Em vez de passarem por uma auditoria, essas organizações podem ser endossadas pela Rainforest Alliance com base em suas atividades declaradas e em seu escopo. A aprovação concede o status de certificado e acesso aos serviços de certificação (por exemplo, rastreabilidade), mas sem a necessidade de uma auditoria formal realizada por uma Entidade Certificadora.