1. Processo de Certificação para Fazendas
Observação: esta orientação tem caráter apenas contextual e apresenta o processo de forma geral. Se você precisar de orientação ou informações detalhadas sobre o processo ou o uso do portal MyRA e outros sistemas on-line da Rainforest Alliance, consulte as orientações abaixo:
1.1 Visão Geral do Processo para Fazendas
Esta é uma visão geral de todo o processo para Detentores de Certificado de Produção Agrícola, detalhando a fase de preparação para a primeira certificação e os ciclos subsequentes para mantê-la. Para mais detalhes, acesse A Norma.
1.2 Detalhamento do Processo de Certificação
Passo 1: Registro & Criação do Perfil
Para começar a usar os sistemas on-line da Rainforest Alliance, você deve primeiro registrar-se no portal MyRA, a plataforma principal de todos os produtos e serviços da Rainforest Alliance.
Ao registrar-se, escolha uma das opções abaixo:
Criar uma Nova Organização – Se a sua organização ainda não está no MyRA, registre sua conta de usuário e crie um novo perfil da organização;
Entrar em uma Organização Existente – Se o seu Administrador já criou uma organização, você receberá um link de convite pelo e-mail.
Este registro inicial garante que você e a sua organização estejam conectados aos sistemas da Rainforest Alliance, permitindo realizar atividades ligadas à certificação.
Passo 2: Aplicação
Após a configuração do perfil da sua organização, o próximo passo é solicitar a certificação. Isso envolve:
Definir o escopo de certificação – especifique o número e a localização das fazendas, unidades e cultivos que deseja incluir na certificação;
Revisar os requisitos – conheça as normas e os critérios que se aplicam à sua organização conforme sua função e escopo;
Preencher o Formulário de Aplicação à Certificação (CAF, na sigla em inglês) – forneça os detalhes operacionais, locais e cultivos que serão usados para cotação, auditoria e decisões para certificação.
Você iniciará estes passos no MyRA, usando os “blocos” do painel para orientá-lo. Algumas ações serão realizadas diretamente no MyRA, enquanto outras o direcionarão à nossa Plataforma de Certificação (RACP, na sigla em inglês), onde será necessário inserir informações mais detalhadas.
Esta etapa estabelece a base para o restante do processo de certificação, garantindo que você e a sua Entidade Certificadora tenham as informações necessárias para prosseguir.
Passo 3: Contratos
Durante o processo de aplicação, uma lista será disponibilizada com o nome de Entidades Certificadoras autorizadas e elegíveis para atuar em sua região. Veja também a lista completa aqui.
O processo funciona da seguinte forma:
Dentro da Plataforma: selecione as potenciais Entidades Certificadoras;
Escolha uma ou mais Entidades Certificadoras autorizadas para abordagem.
Fora da Plataforma: compartilhe o Formulário de Aplicação à Certificação;
Envie o Formulário de Aplicação à Certificação preenchido à sua Entidade Certificadora escolhida.
Solicite um orçamento para auditoria e serviços de certificação.
Fora da Plataforma: revise e assine o contrato;
Compare os orçamentos e selecione a Entidade Certificadora que melhor atenda às suas necessidades.
Assine o contrato diretamente com a Entidade Certificadora, fora da plataforma.
Dentro da Plataforma: confirme o contrato na Plataforma de Certificação (“Handshake” ou “aperto de mãos”);
Retorne à Plataforma de Certificação (RACP) e inicie o processo de “aperto de mãos”, especificando a Entidade Certificadora com a qual você firmou o contrato.
Neste passo, o contrato é confirmado e a Entidade Certificadora recebe acesso aos seus dados, permitindo que prossigam com a preparação da auditoria.
Passo 4: Preparação para Auditoria
Após firmar contrato com a Entidade Certificadora, o próximo passo é preparar-se para a auditoria. Isso garante que todos os dados da fazenda e do cultivo estejam completos, precisos e preparados para a verificação.
Você usará a Plataforma de Certificação da Rainforest Alliance (RACP) para:
Verificar os dados da fazenda e do cultivo que foram importados para o MyRA nos passos anteriores;
Preencher os questionários dos Dados Indicadores com os detalhes atualizados da produção, força de trabalho e operações;
Validar os dados geográficos inseridos para atender os requisito do (EUDR, na sigla em inglês).
Passo 5: Certificação
Sua Entidade Certificadora realiza a auditoria com base nos dados que você enviou. Você poderá ser solicitado a resolver quaisquer não conformidades, dentro de um período especificado nas regras de certificação (10 semanas após o último dia da auditoria), mantendo contato regular com a Entidade Certificadora. Após a resolução das não conformidades, a Entidade Certificadora fará a revisão e finalizará a auditoria.
Após a conclusão do processo de certificação e o recebimento do certificado como Detentor de Certificado de Produção Agrícola, você poderá acessar os serviços de Rastreabilidade e outros de Certificação no MyRA.
2. Processo de Certificação para Organizações de Cadeia de Suprimentos
Observação: esta orientação tem caráter apenas contextual e apresenta o processo de forma geral. Se você precisar de orientação quanto ao uso do portal MyRA e outros sistemas on-line da Rainforest Alliance, consulte as orientações abaixo:
2.1 Visão Geral do Processo para Organizações de Cadeia de Suprimentos
Esta é uma visão geral de todo o processo para Organizações de Cadeia de Suprimentos, detalhando as fases e jornadas rumo à certificação.
Após as organizações de cadeia de suprimentos concluírem o escopo de certificação, as informações fornecidas serão usadas para realizar a Análise de Risco para Cadeia de Suprimentos (ARCS).
A partir dos resultados da ARCS, a Rainforest Alliance determina o nível de risco apropriado e o caminho da certificação, conforme descrito abaixo:
Caminho da Auditoria – As Organizações de Cadeia de Suprimentos classificadas com risco mais alto (Nível B-C) devem passar por uma auditoria completa em suas operações, conduzida por uma Entidade Certificadora autorizada;
Caminho da Aprovação – As Organizações de Cadeia de Suprimentos classificadas com baixo risco (Nível A) podem ser certificadas por meio do processo de revisão interna, que é conduzido pela Rainforest Alliance, a partir de uma autoavaliação.
Independentemente do caminho que venha a seguir, todas as Organizações de Cadeia de Suprimento iniciam a jornada de certificação da mesma forma: com registro no MyRA, fornecendo detalhes operacionais e enviando o Escopo de Certificação.
Após o envio do Escopo de Certificação, a Rainforest Alliance enviará um e-mail confirmando o caminho da certificação. Para mais informações dos prazos e limitações previstos, consulte as Regras de Certificação e Auditoria para Cadeia de Suprimentos.
A seguir, é possível encontrar uma descrição detalhada do processo tanto para o Caminho da Auditoria quanto para o Caminho da Aprovação.
2.2 Certificação com Auditoria (Caminho 1)
Este é o caminho padrão para as Organizações de Cadeia de Suprimentos que gerenciam volumes certificados, realizam atividades de rastreabilidade ou atuam em pontos de controle críticos na cadeia de suprimentos e, consequentemente, recebem uma classificação de risco mais alta (Nível B-C).
O Certificado é emitido quando as Organizações de Cadeia de Suprimentos concluem com sucesso todo o processo de certificação, incluindo a auditoria feita por uma Entidade Certificadora autorizada e independente. O certificado reconhece formalmente que suas operações estão em total conformidade com os requisitos de certificação da Rainforest Alliance em sustentabilidade, rastreabilidade e responsabilidade social.
Passo 1: Registro & Criação do Perfil
Para começar a usar os sistemas on-line da Rainforest Alliance, você deve primeiro registrar-se no portal MyRA, a plataforma principal de todos os produtos e serviços da Rainforest Alliance.
Este registro inicial garante que você e a sua organização estejam conectados aos sistemas da Rainforest Alliance, permitindo realizar atividades ligadas à certificação.
Para mais detalhes sobre como registrar-se, consulte a orientação “Introdução ao MyRA para Todos os Usuários”
Passo 2: Aplicação
Para começar sua aplicação, forneça as principais informações para definir o seu escopo de certificação, incluindo os locais, os cultivos e as operações.
Após o envio de todos os detalhes solicitados, a Rainforest Alliance revisará as informações e atribuirá o nível de risco. O resultado será enviado por e-mail, juntamente com as instruções para prosseguir com a auditoria de certificação.
Depois, você seguirá os passos para preencher o Formulário de Aplicação à Certificação (CAF) e passar pela auditoria, conforme descrito abaixo.
Passo 3: Contratos
Durante o processo de aplicação, uma lista será disponibilizada com o nome de Entidades Certificadoras autorizadas e elegíveis para atuar em sua região. Veja também a lista completa aqui.
Para prosseguir com o contrato, envie o Formulário de Aplicação à Certificação (CAF) preenchido a uma ou mais Entidades Certificadoras por e-mail e solicite o orçamento.
Após aceitar os termos, você assinará o contrato com a Entidade Certificadora de sua escolha.
Por fim, o contrato é confirmado com a Plataforma de Certificação da Rainforest Alliance (RACP) por meio do processo chamado “aperto de mãos”, que conecta sua organização à Entidade Certificadora no sistema.
Passo 4: Preparação para Auditoria
Após firmar contrato com a Entidade Certificadora, o próximo passo é preparar-se para a auditoria. Isso garante que todos os dados do cultivo e da cadeia de suprimentos estejam completos, precisos e preparados para a verificação.
Você usará a Plataforma de Certificação da Rainforest Alliance (RACP) para verificar os dados do cultivo e da cadeia de suprimentos.
Passo 5: Certificação
A Entidade Certificadora conduzirá a auditoria usando os dados que você forneceu durante a fase de aplicação.
Se forem identificadas não conformidades, você poderá ser solicitado para fazer as devidas correções e fornecer evidências adicionais. Após a resolução destas não conformidades, a Entidade Certificadora revisará os resultados e encerrará a auditoria.
Quando o processo de certificação estiver concluído, você receberá seu certificado. Como uma Organização de Cadeia de Suprimentos certificada, você poderá continuar usando o MyRA para acessar os serviços de Rastreabilidade, Claims e outros serviços da Rainforest Alliance.
2.3 Certificação com Aprovação (Caminho 2)
Este é um caminho simplificado e disponível para certos Agentes da Cadeia de Suprimentos classificados como “baixo risco” (Nível A), conforme a Análise de Risco para Cadeia de Suprimentos.
Uma carta de aprovação é emitida e sua organização fica dispensada de passar por uma auditoria completa. Ela reconhece formalmente que suas operações atendem aos requisitos de certificação da Rainforest Alliance em sustentabilidade, rastreabilidade e responsabilidade social.
Passo 1: Registro & Criação do Perfil
Para começar a usar os sistemas on-line da Rainforest Alliance, você precisa primeiro registrar-se no MyRA, conforme descrito anteriormente.
Passo 2: Aplicação
Para começar sua aplicação, forneça as principais informações para definir o seu escopo de certificação, incluindo os locais, os cultivos e as operações.
Após o envio de todos os detalhes solicitados, a Rainforest Alliance revisará as informações e atribuirá o nível de risco. O resultado será enviado por e-mail, juntamente com as instruções para prosseguir com a aprovação da certificação.
Passo 3: Autoavaliação;
Em seguida, você deverá seguir os passos e preencher a autoavaliação na RACP.
A autoavaliação é um questionário on-line que utiliza como referência a Norma de Agricultura Sustentável da Rainforest Alliance. Ela requer que você revise as práticas da sua organização e indique se estão em conformidade, não conformidade ou não se aplicam. Cada seção inclui uma orientação e explicações para garantir que suas respostas sejam mais precisas.
Passo 4: Certificação
Seus dados serão verificados pela equipe da Rainforest Alliance, e talvez você precise dar alguns esclarecimentos à equipe de revisão da Rainforest Alliance.
Se for aprovada, você receberá uma Carta de Aprovação, confirmando sua conformidade com o licenciamento e os requisitos de rastreabilidade.
Se não for aprovada, você poderá ser encaminhado para realizar uma Auditoria para obter a certificação.
Após aprovada, sua Organização será reconhecida como certificada na Cadeia de Suprimentos e poderá usar os serviços de Rastreabilidade, Claims e outros serviços no MyRA.
3. Ainda Precisa de Ajuda?
Se ainda precisar de ajuda para utilizar os sistemas on-line da Rainforest Alliance ou navegar pelo processo de certificação, consulte as orientações abaixo:
Agradecemos por consultar estas orientações. Para dúvidas, entre em contato pelo e-mail customersuccess@ra.org.
