MultiTrace: Manual de orientação do usuário de Rastreabilidade
  • 21 Mar 2024
  • 25 Minutos de leitura
  • Pdf

MultiTrace: Manual de orientação do usuário de Rastreabilidade

  • Pdf

Article Summary

Este documento lhe ajudará a entender como utilizar as diferentes funções da plataforma de rastreabilidade MultiTrace.

Versão 1.3, 24 de Julho de 2023

1. Introdução

1.a O que é o MultiTrace?

O MultiTrace é um sistema de rastreabilidade que facilita a demanda crescente de nossos parceiros por dados credíveis das fazendas certificadas. Ele apoia uma forma nova e melhorada de trabalho entre a Rainforest Alliance e as entidades certificadoras, agricultores e empresas que garantirão melhor qualidade, acessibilidade e transparência dos dados.

O MultiTrace fundamenta as inovações futuras. Na nossa nova visão de certificação, o fluxo de dados começa no agricultor, e com o tempo também deve incluir o pequeno agricultor. A futura capacidade de acessar os dados dos agricultores e relacionar com outras fontes de dados criará uma visão mais holística da cadeia de suprimentos. Isso dará a todos nós melhores indicativos de onde atuar, de forma que possamos juntos contribuir para um mundo onde as pessoas e natureza prosperam em harmonia.

1.b Por que a rastreabilidade é importante?

O propósito do MultiTrace é de garantir a rastreabilidade dos produtos certificados ao longo da cadeia de suprimentos e de permitir a certificação e o licenciamento. Reportar compras, vendas e atividades de processamento de produtos certificados é um requisito da norma de certificação Rainforest Alliance.

Nossos parceiros, incluindo consumidores, marcas, outras ONGs e grupos de incidência de consumidores - regularmente nos desafiam a demonstrar como garantimos as declarações do conteúdo certificado Rainforest Alliance. A rastreabilidade te ajuda a embasar a declaração de que quaisquer produtos levando o selo Rainforest Alliance vem de fontes Certificadas Rainforest Alliance. Significa que consumidores e empresas podem rastrear um produto de volta para o Detentor de Certificado de Produção Agrícola certificado Rainforest Alliance. Esse processo nos ajuda a proteger a integridade do selo Rainforest Alliance.

Ao coletar esses dados centralmente na Rainforest Alliance, é possível que tenhamos visibilidade ao longo de toda a cadeia de suprimentos, desde a origem à distribuição final, e por isso, pode assegurar a integridade do selo Rainforest Alliance.

As empresas também podem se beneficiar da rastreabilidade pois ela pode tornar suas cadeias de suprimento mais transparentes, identificar possíveis pontos fracos e ajudá-los a trabalhar em posteriores melhorias. E os agricultores podem monitorar o desenvolvimento da fazenda, mas também obter acesso a novos mercados.

1.c Frequência dos Relatórios

As transações devem ser reportadas na plataforma de rastreabilidade em até 2 semanas do final do trimestre calendário (Janeiro - Março, Abril - Junho, Julho - Setembro, Outubro - Dezembro), em que a transação ocorreu. Para manter uma visão geral melhor e mais clara de seus volumes disponíveis e das transações abertas, recomendamos que você atualize e anuncie suas transações tão cedo quanto for possível.

É muito importante realizar as transações, para que o seu comprador tenha os volumes comprados disponíveis para suas próprias atividades de processamento/comercialização no MultiTrace.

O uso do sistema de rastreabilidade será verificado durante a sua auditoria e, quando feito corretamente, evitará não-conformidades.

2. Entrando no Sistema de Rastreabilidade

O MultiTrace está dentro da Plataforma de Certificação Rainforest Alliance (RACP).

2.a Logando

O Link para o portal é https://portal.ra.org/RA_Certification_Theme/Login e ao entrar, você verá a página de login abaixo.

A screenshot of a login form  Description automatically generated

Insira o nome de usuário. Se você esqueceu sua senha, clique em forgot password ‘(esqueci minha senha)’ na página de login para solicitar uma redefinição da senha. Por favor envie um e-mail para customersuccess@ra.org caso você esteja tendo problemas para obter uma nova senha ou acessar o sistema.

Observação: Se você está tentando acessar sua conta anterior a fusão da Rainforest Alliance ou UTZ, o link para o portal é https://portal.ra.org/portal/ 
Os nomes de usuário e senhas podem ser diferentes entre esses portais.

2.b Acessando a Rastreabilidade

Uma vez que você entrar com sucesso na sua conta e você tiver uma licença ativa para aquela conta, na barra superior você verá a opção ‘traceability’ (rastreabilidade). Você pode selecionar essa opção e o módulo do MultiTrace abrirá em uma nova aba.

Graphical user interface, website  Description automatically generated

2.c Funções de usuário

As funções de usuário permitem que você gerencie as permissões que os diferentes usuários possuem no MultiTrace.

2.c.1 Adicionando Usuários

Apenas os usuários administradores podem adicionar um novo usuário ao clicar em ‘users’ (usuários) na aba Organization (organização) em seu perfil e selecionar ‘add new user’(Adicionar Novo Usuário). Você pode adicionar a pessoa ao preencher seus detalhes e criar um nome de usuário. Após fazer o login, o novo usuário pode alterar a sua senha.

Observação: Por favor use o endereço de e-mail do novo usuário, por ser único e fácil de lembrar.

2.c.2 Removendo Usuários

Apenas os usuários administradores podem remover um usuário ao clicar em ‘users’ (usuários) na aba Organization (organização) em seu perfil. Para apagar um usuário da PCRA, clique no nome e na barra lateral, utilize o botão ‘Delete’(Apagar) e confirme a sua decisão.

2.c.3 Atualizando Usuários

Apenas os usuários administradores podem atualizar um usuário ao clicar em ‘‘users’ (usuários) na aba Organization (organização) em seu perfil. Você pode atualizar a pessoa ao clicar no usuário que você desejar. Uma barra lateral abrirá à direita onde você pode selecionar as diferentes configurações para o usuário, como Administrativo e Financeiro.

3. Definições

3.a Níveis de Rastreabilidade

Para mais informações, veja este vídeo.

Identidade Preservada (IP)

Essa é a opção de rastreabilidade de rastrear o ingrediente ou produto Certificado Rainforest Alliance de volta a um Detentor de Certificado de Produção Agrícola. Esse é o tipo de rastreabilidade mais alto. Não há mistura de ingrediente ou produto certificado com ingredientes ou produtos não-certificados, ou com ingredientes ou produtos certificados de fontes diferentes. Se um produto certificado é de fontes/fazendas certificadas distintas, mas a identidade é preservada ao longo da cadeia de suprimentos, o subtipo Identidade Preservada Mista (IP Mista) pode ser aplicado.

Segregação (SG)Essa é a opção de rastreabilidade no qual o produto certificado é mantido em separado do produto não-certificado, tanto fisicamente como em documentação. Essa segregação ocorre durante todos os estágios de recebimento, processamento, embalagem, armazenagem e transporte da cadeia de suprimentos. Não há mistura de produtos não-certificados com produtos certificados. Isso significa que o conteúdo total do produto é certificado, embora ele venha de diferentes fontes/Detentores de Certificado de Produção Agrícola, incluindo de diferentes países de origem.
Balanço de Massa (BM)

Essa é a opção de rastreabilidade administrativa que permite que o Detentor de Certificado declare um produto que não é certificado como Certificado Rainforest Alliance quando a quantidade equivalente foi adquirida como Certificada Rainforest Alliance.

3.b Tipos de Volumes

Volume CertificadoO volume designado no processo de certificação para um Detentor de Certificado, com base em uma estimativa de colheita.
Produto CertificadoA designação de volume quando Volume Certificado é convertido em outro subproduto no sistema pelo Detentor de Certificado de Produção Agrícola (isto é, uma fazenda de chá convertendo seus volumes certificados de folhas frescas em chá preparado).
EstoqueO volume que foi comprado de um outro Detentor de Certificado no sistema.

3.c Outros termos

PosiçãoO volume de um subproduto certificado Rainforest Alliance, sua variedade, classificação e nível de rastreabilidade. Uma posição é criada quando uma estimativa de volume de um produto está certificada, relacionada à uma licença, e após cada atividade incluindo, transação, mistura, conversão ou rebaixamento.
ReferênciaUm número identificável utilizado na troca entre fornecedor e cliente. Alguns exemplos incluem números de ordem, números de contêiner, número de contrato etc.
CommodityO cultivo que está certificado.
SubprodutoO produto resultante ao converter no sistema (por exemplo, ao torrar café verde, o subproduto resultante é café torrado).
VariedadeUm tipo diferente de uma commodity (por exemplo, café arábica).
ClassificaçãoUma designação específica da qualidade de uma commodity (isto é, café arábica).
UdMEsta é a abreviação para Unidade de Medida.

4. Visão geral

Para mais informações, veja este vídeo.

4.a Visão Geral da Posição

Esta é a principal visão geral no sistema. Isso mostra o que você tem disponível para transacionar, converter ou misturar no sistema. Cada linha na visão geral representa uma posição de estoque. Você pode utilizar os filtros para buscar as diferentes posições de estoque que ainda estão disponíveis para uso.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

4.b Visão Geral de Negociação

Essa visão geral mostra todas as negociações, resgates, remoções e reversões que foram realizadas no sistema. Você pode utilizar os filtros para buscar por diferentes atividades que tenham sido realizadas. Você também pode baixar um arquivo Excel que fornecerá mais detalhes sobre cada linha de dados.

4.c Visão Geral da Gestão de Estoque

Essa visão geral mostra todas as conversões, misturas, remoções e manufaturas multi-ingredientes que tenham sido realizadas no sistema. Você pode utilizar os filtros para buscar as diferentes posições de estoque que ainda estão disponíveis para uso.

Graphical user interface, application  Description automatically generated

5. Painel - Configurar parceiros comerciais

Você pode declarar outras contas (fornecedores e/ou clientes) como ‘trusted’ (de confiança) e/ou ‘mandated’ (com um mandato). Quando as contas são indicadas como de Confiança, todas as transações reportadas àqueles “Parceiros de Confiança” serão automaticamente confirmadas (Veja seção 7.A.).

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Quando as contas estão indicadas como mandato e o vendedor tem os volumes em seu local, o comprador será capaz de Comprar a partir das posições de estoque do proprietário (o vendedor). Isso pode ser feito utilizando a função ‘purchase’ (comprar) (veja a Seção 6.B). Para gerenciar seus parceiros comerciais, por favor entre na seção ‘maintain trade partners’ (configurar parceiros comerciais) nas Ações em seu Painel. Clique em ‘add’ (adicionar) no canto superior direito para adicionar um parceiro comercial à sua lista. Selecione trusted’ (de confiança) e/ou ‘mandated’ (com um mandato). Sua seleção dará direitos ao parceiro comercial adicionado para realizar atividades de comercialização e estoque em seu nome, com base em sua seleção.

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Graphical user interface, application  Description automatically generated

6. Reportar Negociação

6.a Vender

Vender permite que você reporte uma comercialização de volume da sua posição de estoque para um comprador, representando uma ou várias entregas físicas.

A informação na transação (volume, qualidade etc.) deve ser a mesma que a informação refletida na documentação que acompanha a comercialização física. Uma vez que você faça a transação de venda, um ID de Transação Comercial será gerado, e aparecerá como um registro na sua aba de Comercialização.

Para processar uma comercialização através do botão ‘sell’ (vender), você precisará preencher todos os campos mandatórios (aqueles marcados com um asterisco vermelho) no Novo Formulário de Reporte de Transação:

Graphical user interface, application, email  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Observação: O campo de Referência do Comprador será usado para identificar as posições do comprador na Visão Geral de Posições para as transações em IP e IP Misto. Esse número de referência preencherá os menus expansíveis subsequentes que utilizam tais posições ao escolher os volumes para as atividades. É importante preencher esse campo em concordância com o comprador.

6.b Compra

Quando uma empresa criar uma relação de Parceria Comercial com Mandato no sistema (veja seção 5), eles podem utilizar a função ‘purchase’ (compra). A funcionalidade funciona, então, da mesma forma que a tela de venda e os detalhes devem ser preenchidos da mesma forma.

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

6.c Diferencial de Sustentabilidade (DS), Investimentos em Sustentabilidade (IS), e Prêmios

Para todas as comercializações que são criadas a partir de Volume Certificado ou Produto Certificado, os campos de DS/IS e Prêmio serão mostrados. Se os requisitos de DS e IS ou Prêmios forem requeridos para aquele cultivo, preencha os campos conforme requerido pela norma (veja Anexo Capítulo 3 - Renda e Responsabilidade Compartilhada). Se não existirem requisitos para aquele cultivo naquele momento, então selecione ‘not required’ (Não Requerido) e escolha uma razão do menu expansivo que aparecerá.

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

7. Confirmando Transações

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

7.a Confirmar

Por padrão, todas as transações para sua conta devem ser confirmadas. Para confirmar uma transação, clique na Visão Geral de Comercialização. Selecione a transação que você gostaria de confirmar ao clicar no ID ou no botão ‘confirm’ (confirmar).

Isso vai lhe mostrar os detalhes. Nesse momento, você só pode atualizar o campo de referência na seção do comprador da transação e nenhum outro detalhe. Uma vez que você completar a revisão, se toda a informação estiver correta, clique em ‘confirm’ (confirmar)no final da tela.

Para pular a confirmação, você precisará adicionar seu fornecedor como um Parceiro Comercial de Confiança (Veja Seção 5).

7.b Retirar

Caso a transação seja feita equivocadamente e ainda não tenha sido confirmada pelo comprador, você pode retirar a transação ao clicar em ‘withdraw’ (retirar). Isso o levará à transação. Uma vez que você completar sua revisão, clique em ‘withdraw’ (retirar) no final da tela.

7.c Atualizar

Antes de confirmar uma transação, se você ou seu comprador solicitar que você mude os detalhes, você pode atualizar os detalhes ao selecionar ‘update’ (atualizar). Isso o levará à transação. Nesse momento, você pode atualizar qualquer campo da transação. Uma vez que você completar sua revisão, clique em ‘send’ (enviar) no final da tela.

7.d Rejeitar

Se uma transação declarada a você por um fornecedor foi feita por engano ou está incorreta, você pode clicar em ‘reject’ (rejeitar) na transação. Isso o levará à transação. Nesse momento, você pode dar uma razão para a rejeição. Uma vez que você completar sua revisão, clique em ‘reject’ (rejeitar) no final da tela.

7.e PDF das Transações

Caso você precise de uma cópia da transação para compartilhar com um cliente, você pode baixar uma cópia das transações confirmadas ao buscar pela transação na Visão Geral e clica no ícone no canto superior direito da tela:

8. Conversões

Com a funcionalidade ‘conversion’ (conversão), você pode refletir suas atividades de processamento e alterar o produto em um subproduto disponível. Para realizar uma conversão, você precisará conhecer o volume de entrada de matéria prima que você está utilizando e, seja o volume de saída ou a taxa de conversão entre a entrada e a saída.

A conversão é permitida somente na direção do processamento físico (a diante). O sistema lhe dará a possibilidade de realizar as diferentes conversões com base nas atividades que estão listadas em sua licença (isto é, processamento, incluindo manufatura, dá direito a maioria das conversões).

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

9. Mistura

A atividade ‘Mix’ (mistura) é utilizada para misturar volumes de múltiplas posições em uma nova posição de forma que as transações possam ser reportadas de acordo com a realidade. Isso aumenta a credibilidade da rastreabilidade.

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Exemplo:

Misturando a Origem (Criando IP Misto).

Selecione um ou mais posições com diferentes valores para a Origem do Detentor de Certificado.

Por exemplo:

Posição de Entrada 1 = Detentor de Certificado Origem A.

Posição de Entrada 2 = Detentor de Certificado Origem B.

Posição de Saída = Mistura com o Detentor de Certificado Origem A e Detentor de Certificado Origem B.

A mistura não pode ser desfeita (em seu estado físico) mas pode ser revertida pelo Detentores de Certificado que realizou a atividade de mistura. Isso é possível somente se a mistura não tiver sido vendida adiante.

Quando as posições de estoque de diferentes nívelis de rastreabilidade são misturadas, o nível mais baixo de rastreabilidade é o padrão. Por exemplo, se IP e Segregação são ambos componentes da mistura, então a nova posição resultante será Segregação. Se Segregação e Balanço de Massa são ambos componentes da mistura, então a nova posição resultante será Balanço de Massa.

Para orientações de mistura específicas para cacau, veja a Seção 18.

Para orientações de mistura específicas para chá, veja a Seção 19.

Para orientações de mistura específicas para ervas e especiarias, veja a Seção 20.

10. Rebaixamento

A opção ‘downgrade’ (rebaixamento) permite que você mova o nível de rastreabilidade de qualquer estoque para baixo. Detentores de Certificado podem rebaixar o nível de rastreabilidade das posições disponíveis em seu Painel.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Exemplo: Você pode somente rebaixar de IP para Segregação e Balanço de Massa (da mesma forma que a Segregação só pode ser rebaixada para Balanço de Massa).

11. Resgatar

A atividade ‘Redeem’ (resgatar) marca o fim do sistema online de rastreabilidade dos produtos Certificados Rainforest Alliance. As empresas devem realizar a atividade de estoque de resgate para todos os volumes Certificados Rainforest Alliance quando o produto certificado for embalado e rotulado como certificado.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Caso o proprietário da marca seja um varejista ou uma marca para consumo fora do domicílio, e eles optarem pelo reporte de rastreabilidade, então uma transação de venda do produto certificado é emitida.

Observação: O resgate não é atualmente uma opção ou requerimento para produtos multi-ingredientes (veja Seção 15.E).

12. Remover

Os volumes devem ser removidos do sistema de rastreabilidade se:

  • Estragarem (devido a mofo, pragas, incêndio etc.), e, portanto, não podem ser utilizados.
  • Vendidos sob outro esquema de certificação que não seja Rainforest Alliance ou vendido como convencional.

No caso do Balanço de Massa, o volume certificado pode fisicamente ser vendido adiante como convencional, e os correspondentes créditos de Balanço de Massa podem ser mantidos.

Graphical user interface, application, email  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Observação: A remoção não é atualmente uma opção ou requerimento para produtos multi-ingredientes (veja Seção 15.E)

13. Reverter

Qualquer atividade que tenha sido completada no sistema (venda, compra, resgate, remoção, mistura, conversão, manufatura) pode ser desfeita no sistema se não foi processada ou vendida adiante no sistema. Para desfazer essas atividades você precisará utilizar a opção ‘revert’ (reverter) na atividade que você gostaria de desfazer. Para negociações que precisam ser revertidas, a reversão precisará ser confirmada pelo fornecedor.

Para localizar o botão de reversão para negociações, resgates e remoções, vá até a visão geral de negociação e localize o ID de transação que você gostaria de reverter:

Graphical user interface, application, email  Description automatically generated

Observação: Para reverter uma remoção no sistema, você precisará adicionar um anexo como documentação de apoio na tela de remoção.

14. Consolidação de Volume

No sistema de rastreabilidade, por padrão, todos os volumes IP e IP Misto estarão separados ao transacionar, converter ou misturar no sistema.

Observação: Existe uma exceção para alguns produtos de cacau. Veja a Seção 18.

14.AConfigurações de Commodity - consolidar Posições

Você pode ajustar certas configurações para cada commodity na aba Painel e selecionar ‘commodity settings’ (configurações da commodity):

Icon  Description automatically generated with medium confidence

Nas ‘commodity settings’ (configurações da commodity), ‘aggregate positions’ (consolidar posições) permitirá aos usuários fundir todas as negociações em Identidade Preservada com características similares em uma posição de estoque a partir da confirmação de uma negociação (isto é, commodity, subproduto, variedade etc.). Essa configuração pode ser utilizada para ajudar a administração da Identidade Preservada mais fácil no sistema de rastreabilidade. Essa opção também removerá as referências para a Visão Geral de Negociação & Estoque para as posições de Identidade Preservada.

Graphical user interface, text  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

15. Rastreabilidade Multi - Ingrediente

Produtos multi-ingredientes são produtos que incluem um ou mais ingredientes certificados. Isso poderia incluir produtos semiacabados ou acabados como cobertura de chocolate, chá pronto para beber, mistura de chá de ervas, ou pasta de chocolate com avelã, para nomear alguns exemplos.

15.a Configurar Multi-Ingrediente

Para configurar um produto para utilizar no reporte multi-ingrediente, você precisará ir até a seção de reporte multi-ingrediente e clique em ‘maintain multiingredient’ (configurar multi-ingrediente).

Preencha os campos mandatórios. Quando você estiver pronto para começar a utilizar o reporte multi-ingrediente e os detalhes estiverem corretos, selecione a caixa ‘activate’ (ativar) e clique em ‘send’ (enviar).

Existem diferentes formas para criar produtos, dependendo de como você e seus clientes acordarem quanto as necessidades do reporte.

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

15.a.1 Nível de Produto de Unidade de Manutenção de Estoque (SKU).

Este é o nível mais detalhado de rastreabilidade multi-ingrediente. Este exemplo mostra como criar um produto:

Graphical user interface  Description automatically generated

15.a.2 Nível de Tipo de Produto

Exemplos de uma categoria de produto seriam uma linha de produto de chá gelado pronto para beber, uma linha de produto de produtos para confeitaria. Este exemplo mostra como criar um produto:

Graphical user interface  Description automatically generated

15.a.3 Nível de Venda a Granel

Exemplos de uma venda a granel seriam diferentes produtos que você vendeu para um cliente em cada período (mês, trimestre etc.), tais como mistura de chá de ervas ou buquê de flores. Este exemplo mostra como criar um produto de Nível de Venda a Granel:

Graphical user interface, application  Description automatically generated

Uma vez adicionado, você será capaz de ver isso na Visão Geral de Produtos Multi-Ingredientes. Crie o Produto final através da ação de Reportar Manufatura.

15.b Reportar Manufatura

Uma vez que os produtos multi-ingredientes estiverem configurados, selecione ‘Report Manufacturing’ (reportar manufatura):

Descreva a manufatura ao preencher todos os campos mandatórios requeridos. Os produtos configurados na Configuração Multi-Ingrediente deve agora aparecer no menu expansivo de Produto.

Você precisa adicionar ao menos uma posição na Seção Posições ao clicar no menu expansivo de Posições e selecionar uma posição. Se seu produto contiver múltiplos ingredientes, você pode selecionar outra posição e selecionar ingredientes adicionais. O reporte de manufatura representa o quanto de volume certificado para uma dada commodity e seus correspondentes subprodutos resultarão em um volume de saída que conta por todos os ingredientes sendo utilizados.

Por exemplo, se uma barra de chocolate é criada com licor de cacau e manteiga de cacau e contiver outros ingredientes não certificados (tais como açúcar), você indicará a quantidade utilizada de pó e licor de cacau nos ingredientes que você gostaria de adicionar, e o volume de saída refletiria o total de chocolate (ingredientes certificados mais ingredientes não-certificados) do produto final. No exemplo abaixo, utilizamos 200 Kg de licor de cacau certificado e 100 Kg de manteiga de cacau certificado para criar um produto ‘Barra de Chocolate’ de 2000 Kg:

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Observação: O volume criado pode representar um agregado ao longo do tempo de quanto de um produto está sendo manufaturado. No exemplo acima, a manufatura poderia representar a produção de um mês e não apenas a unidade individual.

15.c Visão Geral do Estoque Multi-Ingrediente

Após as negociações de produtos multi-ingredientes estiverem confirmadas ou terem sido criadas através do reporte da manufatura preenchem a tela de Visão Geral da Posição (Veja Seção 4.A). Para visualizar as posições, clique na opção para ‘multi ingredient’ (multi-ingrediente):

Graphical user interface, application  Description automatically generated

15.d Vendendo um Produto Multi-Ingrediente

Vender um produto multi-ingrediente segue o mesmo processo que um produto de ingrediente simples (Veja Seção 6.A). Para selecionar seu produto multi-ingrediente, escolha a opção multi ingredient’ (multi-ingrediente) na tela de transação na seção ‘trade’ (negociação).

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

15.d.1 Mascarando o Histórico

Uma vez que os produtos multi-ingredientes podem conter informações sensíveis, as empresas têm a opção de mascarar o histórico dos produtos multi-ingredientes ao negociar. Para fazer isso, selecione a caixa ‘mask footprint’ (mascarar histórico) na seção ‘position’ (posição):

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Ao selecionar essa caixa, as informações de Detentor de Certificado de Produção Agrícola, commodity, subproduto e país de origem serão ocultadas do comprador, mas os volumes totais e os números relacionados ao DS e IS estarão visíveis.

A screenshot of a computer screen  Description automatically generated with low confidence

15.e Resgatando e Removendo um Produto Multi-Ingrediente

A opção de resgatar ou remover os produtos multi-ingredientes não está disponível no sistema e, no momento, não é requerido pela norma.

16. Envio de Excel

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Para ajudar a reportar transações em grande quantidade ao invés de reportes individuais, o MultiTrace tem a funcionalidade ‘upload transactions’ (envio de transações) ou Envio de Excel, que permite que você processe as seguintes ações:

  • Negociar (Vender, Comprar, Resgatar, Remover) para Ingrediente Simples (Vídeo)
  • Negociação de Multi-Ingredientes (Vídeo)
  • Mistura
  • Conversão
  • Reportar Manufatura (Vídeo)

Você pode encontrar a funcionalidade de ‘upload transactions’ (envio de transações) na aba Visão Geral de Transações, e ‘upload transactions’ (envio de transações):

Graphical user interface, application  Description automatically generated

16.a Baixando Modelos para Uso

Você precisará preencher o modelo Excel que está disponível no sistema. Os diferentes modelos podem ser baixados diretamente do sistema após clicar em ‘upload transactions’ (envio de transações). Uma vez na tela, clique em Baixar Modelos e selecione quais modelos você deseja utilizar.

Graphical user interface, text, application, chat or text message  Description automatically generated

Observação: Após baixar, cada modelo tem uma aba de orientação que explica o que é e o que não é requerido no modelo Excel.

16.b Mapeamento de Dados

Antes de acionar a função Envio de Excel, os usuários precisam configurar o mapeamento de dados para ‘mapear’ a linguagem dos sistemas externos para a linguagem do MultiTrace.

Graphical user interface, application  Description automatically generated

Você pode clicar no botão ‘add mapping’ (adicionar mapeamento) para incluir uma nova terminologia ou mesmo incluir uma nova entrada para ser parte do mapeamento.

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Observação: O mapeamento é muito importante uma vez que esses campos serão mapeados ao realizar o envio do Excel.

16.c Enviando o Modelo

Uma vez que você completar os passos A & B, o próximo passo requer que você envie o modelo preenchido.

Clique no botão ‘Upload Excel’ (enviar Excel) conforme a figura a seguir:Graphical user interface, application  Description automatically generated

O MultiTrace pedirá que você adicione o arquivo para envio:

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Por favor selecione o tipo do Modelo que você está enviando ao clicar em ‘Escolher Arquivo’, selecione o arquivo que você deseja enviar, e clique em ‘Enviar’:

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Uma vez que o arquivo foi processado com sucesso, o MultiTrace o guiará para o passo 2 e, neste momento, indicará quantas linhas foram processadas para envio (isso varia de acordo com quantas linhas de dados você adicionou no arquivo).

Se houver erros detectados, o sistema especificará as correções necessárias. O envio não será processado até que todos os erros estejam resolvidos.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Uma vez que os dados tiverem sido validados com sucesso, o sistema permitirá a atividade de envio em massa inicialmente selecionada. Uma vez que o envio em massa for iniciado, ele não pode ser cancelado e as transações criadas precisarão ser manualmente corrigidas, se necessário.

17. Detalhes para Café

17.a Entrega & Recebimento

Entrega: Sem transferir a posse, você pode armazenar volumes em um outro membro (um modelo, por exemplo). Utilize a função ‘Delivery’(Entregar) para reportar volumes que você transferiu para um outro membro.

Essa entrega precisa ser confirmada pelo membro que está recebendo.

Recebimento: ‘Receipt’ (Recebimento) indica uma mudança de local do produto, assim como a Entrega, mas é inserido pelo lado do recebedor de onde o produto está armazenado.

18. Detalhes para Cacau

18.a Correspondência com a origem e Mistura

A correspondência com a origem foi introduzida para endereçar a necessidade de o cacau certificado de um país específico beneficiar produtores daquele país e requer que as empresas comprem cacau certificado de países que se correspondam com a origem do cacau utilizado nos produtos de consumo final certificados.

No sistema de rastreabilidade, as amêndoas secas de cacau e nibs de cacau de diferentes países não podem ser misturados.

Diagram  Description automatically generated A picture containing diagram  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

19. Detalhes para Chá

19.a Marcas de Venda

Uma marca de venda deve ser selecionada ao reportar a atividade de processamento de Folha Verde para Chá Preparado ou ao utilizar a função a granel. Adicionar uma marca de venda é sempre feito na aba ‘Dashboard’ (Painel), ao clicar em ‘Selling Marks’ (Marcas de Venda):

Chart  Description automatically generated

Se a marca de venda não estiver listada, uma nova marca de venda precisa ser criada antes de reportar. Primeiro, você precisa clicar no botão ‘add’ (adicionar), conforme mostrado na figura abaixo:

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Você pode nomear sua marca de venda e dar a ela uma data inicial e uma data final. Se você não desejar dar uma data final, você pode usar isso sempre que precisar.

Graphical user interface, website  Description automatically generated

Uma vez que as posições forem processadas (misturadas, descafeinadas, ou chá instantâneo) eles perderão sua marca de venda.

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Observação: Caso seu cliente indique que o nome da marca de venda está errado no sistema e que gostaria que o nome fosse atualizado, você pode selecionar a marca de venda e editar o nome. Isso será refletido em todas as transações a partir daquela marca de venda.

19.b Mistura

19.b.1 Mistura

Mistura é uma opção para misturar chá. A mistura removerá a marca de venda de uma posição.

Blend

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

Para realizar esta ação através do upload de um arquivo Excel, veja este vídeo.

19.b.2 Consolidação

Se você clicar na opção de consolidação, a marca de venda aparece, e você pode designar uma nova marca de venda. Você terá que selecionar suas posições e a quantidade que você deseja consolidar e enviar sua atividade de mistura que agregará suas posições de estoque.

Note que você terá que criar sua própria marca de venda antes de fazer a consolidação.

Bulk

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

19.c DS/IS para chá

Para todos os volumes de chá que forem resgatados (veja a Seção 11) a partir de 1º de julho de 2023, o Diferencial de Sustentabilidade (DS) e os Investimentos em Sustentabilidade (IS) serão requeridos. Ao final do trimestre do ano calendário, um relatório será gerado para você preenchê-lo. O(s) Administrador(es) da conta será(ão) notificado(s) por e-mail quando o relatório estiver disponível.

Para acessar o relatório, clique na guia ‘Relatórios DS/IS’. Aqui você verá uma visão geral dos relatórios disponíveis para preenchimento. Caso o relatório tenha o status 'Aberto', ele precisará ser concluído. Para editar um relatório, clique no número de ID do relatório.

A screenshot of a computer  Description automatically generated with medium confidence

Para obter instruções sobre como preencher um relatório, consulte a Seção 19.C.2.

19.c.1 Definindo taxas padrão para DS/IS

O sistema define automaticamente as taxas para DS em US$ 10 por tonelada e para IS em US$ 40 por tonelada. Para definir uma taxa padrão diferente a ser usada nas telas de relatório DS/IS, você pode configurar uma taxa. Para ajustar a taxa padrão, clique em ‘Configurar Taxa Padrão para DS/IS’:

Isso abrirá uma tela onde você pode editar as taxas. Quando terminar de editar as taxas, clique em ‘Salvar’:

A screenshot of a computer screen  Description automatically generated with low confidence

19.c.2 Reportando o DS/IS para chá

Após clicar no ID do relatório na visão geral 'Relatórios DS/IS', você verá um relatório a ser concluído. Ele preencherá automaticamente as taxas DS e IS com base no que você configurou como padrão. As taxas de DS e IS podem ser ajustadas por linha do relatório.

A screenshot of a computer  Description automatically generated with medium confidence

Para salvar as informações que você atualizou e retornar ao formulário posteriormente, você pode clicar em 'Salvar'. Para redefinir todas as informações de volta às taxas padrão e começar de novo, você pode clicar em 'Redefinir'.

Quando o relatório estiver completo e preciso, clique em "Finalizar". Você será direcionado à um aviso legal. Após de clicar em ‘Concordo’, a Rainforest Alliance emitirá a fatura para os totais indicados no formulário finalizado. A fatura será enviada por e-mail.

A screenshot of a computer  Description automatically generated with medium confidence

20. Detalhes para Ervas e Especiarias

20.a Misturas de Chá de Ervas

Misturas de chá de ervas podem ser criadas no sistema seguindo as orientações destacadas na seção 15.A.3. Diferentes ervas e especiarias podem ser misturadas em uma venda consolidada e vendidas adiante utilizando a funcionalidade de mascarar histórico.

21. Detalhes para Flores

21.a Unidade de Medida

Todas as flores são reportadas na unidade de medida “número de hastes” e não em quilogramas.

21.b Buquês

Para reportar buquês no sistema, as empresas podem utilizar a funcionalidade multi-ingrediente (veja Seção 15).

22. Detalhes para Bananas e Frutas Frescas

22.a Unidade de Medida

Abacaxis, laranjas e bananas tem a opção de selecionar as diferentes unidades de medida para caixas na transação. A unidade de medida pode ser mudada na seção posição da transação:

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

23. Detalhes para Frutas Processadas

23.a Brix

Todas as transações de sucos e purês de frutas requerem que as empresas preencham o campo de Brix na transação. O Brix pode ser inserido na seção posição de cada transação.

Para realizar esta ação em MultiTrace, veja este vídeo.

24. Royalties

Os Royalties são calculados para cada cultivo conforme especificado no Acordo de Licenciamento da Rainforest Alliance e seus Termos e Condições Gerais com base nas atividades realizadas na rastreabilidade. Os royalties são cobrados uma vez na cadeia de suprimentos.

A aba Finanças na tela principal mostra o royalty por commodity e mostra uma visão geral das faturas. Essa visão geral não inclui um histórico de pagamento.

25. Histórico De Alterações

Versão número  

Efetivo 
Data:  

Mudanças significativas  

Anterior 
Versão número  

1.0 

Outubro 2022 

Nova versão 

ND

1.1

Abril 2023

Eliminação da informação da conversão de chá antes da ação ‘redeem’ (redimir).

1.0

1.2

Maio 2023

Informação atualizada sobre ‘Agregar’ (seção 14) e novo campo obrigatório de referência nas telas de ‘Vendas’, ‘Conversão’ e ‘Redimir’.

1.1

1.3

julho de 2023

Nova seção para chá DS/IS (Seção 19.C)

1.2


Declaração sobre Traduções

Para qualquer dúvida relacionada a efetividade da informação contida na tradução, por favor referir à versão oficial em inglês para esclarecimentos.




Este artigo foi útil?

Changing your password will log you out immediately. Use the new password to log back in.
First name must have atleast 2 characters. Numbers and special characters are not allowed.
Last name must have atleast 1 characters. Numbers and special characters are not allowed.
Enter a valid email
Enter a valid password
Your profile has been successfully updated.