RACP manual do usuário para os Detentores de Certificado da Cadeia de Suprimentos
  • 09 Feb 2024
  • 35 Minutos de leitura
  • Pdf

RACP manual do usuário para os Detentores de Certificado da Cadeia de Suprimentos

  • Pdf

Article Summary

A Plataforma de Certificação Rainforest Alliance (RACP) é a plataforma para membros que desejam fazer parte do Programa de Certificação Rainforest Alliance 2020.
Versão 1.3

O que você pode fazer na RACP?

Registre-se na RACP para participar do programa Rainforest Alliance 2020. Aqui você pode criar sua conta, obter sua certificação Rainforest Alliance, gerenciar suas licenças, relatar rastreabilidade, consultar informações financeiras relacionadas ao programa e submeter solicitações de aprovação de declarações.  

Quem precisa se registrar na RACP?

A inscrição na RACP aplica-se a:

  • Produtores: pequenas fazendas, fazendas grandes, grupos de fazendas
  • Detentores da Cadeia de Suprimentos (incluindo varejistas, empresas de serviços alimentícios, proprietários de marcas)

Para que serve este manual do usuário?

Este manual do usuário ajuda os Detentores de Certificado da Cadeia de Suprimentos a navegar na RACP durante o processo de registro e certificação, o processo de renovação da certificação bem como gerenciar usuários e contatos.

Passos para obter a certificação para Cadeia de Suprimentos

A picture containing text  Description automatically generated

Você pode encontrar mais informações em nossa página Como obter a certificação da Cadeia de Suprimentos: Manual para empresas

1. Envie sua solicitação de registro

  1. Acesse a página de registro da RACP aqui.
  2. Selecione o idioma de sua preferência no pop-up ou no canto superior à direita.
  3. Clique na opção Agente da Cadeia de Suprimentos.
  4. Forneça as informações da sua organização:
    1. Detalhes da organização:
      1. Nome da organização;
      2. Se aplicável, seu ID de legado Rainforest Alliance/UTZ.
      3. seu cultivo principal.
      4. Quaisquer atividades adicionais.
    2. Endereço da organização: esse é o local em que o certificado é gerenciado.
    3. Dados pessoais: seu nome, sobrenome e e-mail comercial.
    4. Termos e Condições:
      1. Leia e aceite os Termos e Condições.
      2. Submeta sua inscrição: clique em ‘Enviar participação’.
Nota: Sua solicitação de registro será analisada pela equipe da Rainforest Alliance. Quando aprovado, você receberá um e-mail para ativar seu nome de usuário e definir sua nova senha.
Verifique sua caixa de spam caso não tenha recebido o e-mail.

2. Crie seu perfil de certificação

Depois de receber o e-mail de ativação, clique no link do e-mail para ativar seu nome de usuário e definir sua nova senha.

Você chegará ao seu Painel na seguinte tela:

Graphical user interface, application, website  Description automatically generated
Diga-nos qual/quais local/locais pretende certificar, indicando:

  • seu Local de Gerenciamento Central (CML) Este é o endereço do escritório da administração ;
  • quaisquer locais adicionais que você queira incluir em sua certificação (se aplicável).

Resumo: Clique em 'Enviar' para continuar com as próximas etapas.

Para fazer qualquer correção, se necessário, clique no botão 'Editar' em Ação.

Agora você acessará a seção “Visão geral da certificação”, onde poderá ver a visão geral dos locais em seu escopo de certificação.

2.1 Adicionar e manter locais

Em seu “escopo de certificação”, você pode encontrar uma visão geral dos seus locais.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Você precisa preencher mais informações sobre seu (s) local/locais Clique em “Editar” e preencha as informações conforme aplicável:

  1. Detalhes: insira as informações do seu local.
  2. Cultivos: selecione o(s) seus cultivo(s) Certificado(s) Rainforest Alliance vinculados a este local Forneça uma estimativa dos volumes (total de volumes Certificados Rainforest Alliance, volumes não certificados e volumes certificados por outros esquemas) que você espera adquirir ou processar nos próximos 12 meses para cada cultivo selecionado. Utilize nosso calculador de volumes on-line para estimar seus volumes.
  3. Atividades: indique quais atividades são aplicáveis a esse local.
  4. Entrada: indique quais produtos são adquiridos ou chegam a este local.
  5. Saída: indique quais produtos saem desse local.
  6. Rastreabilidade: indique o tipo de rastreabilidade dos produtos movimentados neste local. Selecione qualquer tipo de nível de rastreabilidade aplicável à sua certificação. Isso é visível em suas faturas e na documentação de envio. Caso não esteja ciente disso, verifique com seu fornecedor.
  7. Perguntas de certificação: responda às perguntas nesta seção para nos ajudar a identificar seu escopo. Mais perguntas podem aparecer dependendo de suas respostas. Algumas perguntas são preenchidas automaticamente com base nas informações que você forneceu em seu perfil. Se as respostas pré-preenchidas estiverem incorretas, você precisará atualizar as entradas anteriores. Clique em “Voltar” para editar as informações que você preencheu nas seções anteriores deste local.
Observação: se seu local tiver um certificado de cadeia de custódia ativo para outro esquema de certificação, você poderá fazer o upload de uma cópia nesta seção. Isso pode ajudar a diminuir seu nível de verificação.

8. Resumo: aqui você pode ver um resumo das informações inseridas até agora. Se alguma edição for necessária, clique no botão 'Voltar' para editar as entradas anteriores. Se nenhuma edição adicional for necessária, clique em 'Enviar' para continuar com as próximas etapas.

Cada Detentor de Certificado deve ter pelo menos um local. O local nesta visão geral é o Local de Gerenciamento Central (CML) que você indicou ao criar sua conta. No caso de uma certificação multi-locais, você também verá os outros locais listados aqui. Você também pode adicionar manualmente qualquer local novo (consulte o próximo parágrafo 2.2).

2.2 Multi-locais & Subcontratados

Se você tiver uma certificação em vários locais ou quiser adicionar subcontratados ao seu escopo de certificação, clique no botão verde “Adicionar novo local” na seção Escopo da certificação.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Repita as ações conforme ilustrado acima no parágrafo 2.1 deste guia para cada local/subcontratante que você gostaria de adicionar.

Nota: No caso de vários locais, verifique se o local de gerenciamento está selecionado como Local de gerenciamento central. Isso aparecerá no seu certificado.
Graphical user interface, application  Description automatically generated

2.3. Confirme o escopo da certificação e visualize os requisitos

Depois de adicionar todos os seus locais/subcontratados ao escopo da certificação, você pode confirmar seu escopo.

Vá para a seção de escopo de certificação e clique no botão verde 'Confirmar escopo e visualizar requisitos'.

A picture containing text  Description automatically generated
Isso gerará os requisitos aplicáveis à sua organização, com base nas informações inseridas em seu perfil.

Na seção Requisitos, você pode rever e baixar um arquivo Excel com todos os requisitos aplicáveis. Uma concluído, clique em “Voltar”.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

2.4. Calcule seus níveis de verificação

Volte para a seção “Escopo da certificação” e clique no botão verde claro “Calcular meus níveis de verificação”. Essa é uma etapa obrigatória para garantir que a Rainforest Alliance receba a solicitação para calcular seus níveis de verificação (risco), para que você possa prosseguir com sua certificação.

A picture containing graphical user interface  Description automatically generated

Leia as informações no painel 'Iniciar verificação', siga as instruções e clique em 'Enviar'.

O nível de verificação se refere à frequência e aos processos de revisão necessários para avaliar o risco em um local específico. A equipe de certificação da Rainforest Alliance analisará seu perfil dentro de três semanas úteis. Você receberá seus resultados por e-mail.

Por favor prossiga para solicitar ou para fazer o upload do seu Acordo de Licenciamento. Siga as etapas do capítulo 3.

2.5. EUDR

Aplicável apenas ao café/cacau

A partir de 15 de janeiro de 2024, os Detentores de Certificado com café e/ou cacau no escopo podem solicitar dados e análises da certificação Rainforest Alliance para apoiar sua obrigação de diligência prévia do EUDR (Regulamento da União Europeia sobre Produtos Livres de Desmatamento), incluindo a configuração EUDR em seu escopo na Plataforma de Certificação Rainforest Alliance (RACP).

2.5.1. Incluir a opção EUDR

Para incluir a opção EUDR no escopo da certificação, é necessário ter uma licença com status "pendente". Você pode verificar o status da sua licença na guia "Visão geral da certificação".

Faça login em sua conta no RACP usando este link. Ao fazer login, uma janela pop-up será exibida em seu Painel, se as cultivos de cacau e/ou café estiverem no escopo: clique no botão "Ir para Configurações do EUDR". Como alternativa, você também pode acessar o botão Configurações do EUDR da seguinte forma:

- Acesse sua “Visão geral da certificação”.

- Clique em "Details" (Detalhes) para a licença com status "pendente" no momento.

- Localize o botão "EUDR Settings" (Configurações do EUDR) posicionado acima da seção Certification scope (Escopo de certificação).

Na janela EUDR Settings (Configurações do EUDR), clique no botão "Edit" (Editar).

Selecione "Yes" (Sim) para adicionar a EUDR ao escopo de sua certificação, leia os Termos e Condições e, quando estiver pronto, clique em "Save" (Salvar).

Sua solicitação para adicionar dados do EUDR ao seu escopo de certificação foi incluída.  Os dados sobre as novas licenças aprovadas pelo EUDR serão disponibilizados no final do ano.

Observação 1: se você ainda não tiver uma licença com status "pendente", clique no botão "Renew certification" (Renovar certificação) em seu Painel. Você pode renovar sua licença a partir de seis meses antes da data de vencimento de sua licença atual.
Nota 2: Os atores da cadeia de suprimentos precisam transacionar nos níveis de rastreabilidade Identidade Preservada (IP) ou Identidade Mista Preservada (IP Mista) no sistema de rastreabilidade da Rainforest Alliance e precisam ser auditados quanto aos requisitos de IP ou IP Mista.

2.5.2. Excluir a opção EUDR

Para excluir sua opção EUDR do escopo da certificação, siga as etapas abaixo: 

Faça login em sua conta no RACP usando este link

- Acesse sua “Visão geral da certificação”.

- Clique em "Details" (Detalhes) para a licença com status "pendente" no momento.

- Localize o botão "EUDR Settings" (Configurações do EUDR) posicionado acima da seção Certification scope (Escopo de certificação).

- Na janela EUDR Settings (Configurações do EUDR), clique no botão "Edit" (Editar).

- Selecione "No" (Não) e clique em "Save" (Salvar). 

- Feche a janela Configurações do EUDR.

Sua solicitação para adicionar dados do EUDR ao escopo de sua certificação foi excluída.

2.6. FAQ Registro e certificação

Qual o link para se cadastrar na RACP?

Você pode se registrar através deste link (fluxo da fazenda): https://portal.ra.org/CertificateHolder_Registration/

Se você for um Detentor da Cadeia de Suprimentos, clique no fluxo da cadeia de suprimentos.

Se você for um varejista, clique no fluxo do varejista.

Minha conta foi aprovada. Onde posso fazer o login?

Siga o link no e-mail que você recebeu para definir sua senha.

Você pode fazer login no link abaixo depois de definir uma nova senha: https://portal.ra.org/RA_Certification_Theme/Login

Como posso aderir ao Programa de Certificação Rainforest Alliance 2020

Você precisa se registrar no RACP, cumprir com os requisitos aplicáveis e obter um certificado e licença Rainforest Alliance 2020.

Esqueci a minha senha. Como posso recuperá-la?

Se você esqueceu sua senha, pode recuperá-la clicando em 'Esqueceu sua senha?' na tela de login.

Onde posso encontrar as regras para me certificar no programa de certificação Rainforest Alliance 2020?

Você pode verificar as regras de certificação e auditoria em nosso documento vinculante 2020 Regras de Certificação e Auditoria.

Para outros documentos vinculantes, consulte nossa página de Certificação.

Quando adiciono um subcontratado à minha certificação?

Consulte nosso documento Traceability Guidance para saber quais entidades podem ser incluídas no escopo da sua certificação.

Preciso de ajuda com meu processo de registro/certificação. A quem posso recorrer?

Entre em contato com nossa equipe Customer Success através do e-mail CustomerSuccess@ra.org ou visite nossa página Fale conosco .

Para assistência técnica, utilize nosso chat ao vivo no RACP.

Para assinar ou carregar seu Acordo de Licenciamento (versão 2020) existente, faça login na sua conta RACP e clique na guia Legal.

Na próxima tela, você pode configurar sua hierarquia legal.

  • Organização matriz: Organização que tem o controle acionário de uma ou mais organizações.
  • Organização afiliada: Organização pela qual outra entidade é legalmente responsável.
  • Organização independente (Standalone): Organização que não é subsidiária e/ou não está legalmente vinculada a outra empresa.

Selecione seu tipo de organização e clique em “Continuar”.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Clique no botão “Solicitar seu Acordo Legal”.
Na próxima tela, você pode indicar se já tem um Acordo de Licenciamento (versão 2020) existente (válido).

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Se você tiver um Acordo de Licenciamento (versão 2020) existente e válido, poderá carregá-lo no RACP. Clique em “Sim, eu tenho um Acordo de Licenciamento (versão 2020)” e siga as instruções no parágrafo 3.1.

Se você não tiver um Acordo de Licenciamento (versão 2020) existente, poderá solicitá-lo no RACP. Clique em “Não, não tenho um Acordo de Licenciamento (versão 2020)” e siga as etapas no parágrafo 3.2.

3.1. Faça o upload do seu Acordo de Licenciamento (versão 2020)

Se sua empresa já tiver um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido, siga as etapas abaixo:

1) Selecione “Sim, eu tenho um Acordo de Licenciamento (versão 2020) existente”.

2) Faça o upload do seu documento.

3) Clique em “Continuar”.

Graphical user interface, application  Description automatically generated

Nota: Você pode encontrar o Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido em sua conta de legado na Marketplace (certifique-se de fazer login na conta em que solicitou o documento). Isso pode ser encontrado na guia “Legal”.

Certifique-se de fazer o upload de um documento válido, com a assinatura de validação da Rainforest Alliance.

Se aplicável, inclua quaisquer sublicenciados. Os sublicenciados aprovados serão cobertos pelo seu Acordo de Licenciamento (versão 2020). Se você não tiver sublicenciados, clique diretamente em “Enviar para a Rainforest Alliance” para enviar sua solicitação.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Sua solicitação agora está no status “Revisão pendente pela Rainforest Alliance”.

A equipe da Rainforest Alliance analisará sua solicitação. Você receberá feedback por e-mail.

Depois que seu Acordo de Licenciamento (versão 2020) for validado pela Rainforest Alliance, ele aparecerá como “Válido” na guia Legal.

3.2. Assine seu novo Acordo de Licenciamento (versão 2020)

Se você ainda não assinou o Acordo de Licenciamento (versão 2020), por favor submeta sua solicitação e assine na RACP. Você pode assiná-lo na RACP diretamente através do sistema de assinatura eletrônica DocuSign, se disponível para seu país.

Siga as etapas abaixo:

1) Selecione “Não, não tenho um Acordo de Licenciamento (versão 2020)”.

2) Clique em “Continuar”.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Na tela 'Selecione quem fará parte do seu Acordo Legal':

1) Inclua quaisquer sublicenciados. Os sublicenciados aprovados serão cobertos pelo seu Acordo de Licenciamento (versão 2020). Se você não tiver sublicenciados, vá para a etapa 2.

2) Selecione o idioma preferido do seu Acordo de Licenciamento (versão 2020).

3) Clique em “Continuar”.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

Para continuar com sua assinatura, você tem duas opções:

1) Assine o Acordo de Licenciamento (versão 2020) com o DocuSign. Siga as etapas do parágrafo 3.2.1.

2) Assine o Acordo de Licenciamento (versão 2020) com assinatura manual. Siga as etapas do parágrafo 3.2.2.

Nota: Se não for permitido o uso de assinaturas eletrônicas em seu país, você verá uma caixa informativa nos campos de assinatura solicitando que você imprima e assine o documento manualmente. Siga as etapas no parágrafo 3.2.2 deste manual do usuário.
Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

3.2.1. Assine seu novo Acordo de Licenciamento (versão 2020) com o DocuSign

Para assinar seu Acordo de Licenciamento (versão 2020) com o DocuSign, siga as etapas abaixo:

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

  1. Selecione o idioma do aplicativo DocuSign (clique em “Alterar idioma”).
  2. Assinale a caixa “Eu concordo em usar registros e assinaturas eletrônicas”. Em seguida, no botão amarelo 'Continuar'.
  3. Leia o documento. Na página 2 do Acordo de Licenciamento (versão 2020), selecione um estilo para sua assinatura, insira seu nome completo, cargo e endereço da empresa.
  4. Repita a etapa 3 para o segundo bloco de assinatura abaixo.
  5. Uma vez completados os dois blocos de assinatura, conclua o processo de assinatura clicando no botão amarelo “Concluir”.
  6. Envie o Acordo de Licenciamento (versão 2020) assinado: clique no botão “Enviar para a Rainforest Alliance”.

Graphical user interface, application  Description automatically generated

Agora sua solicitação está no status “Revisão pendente pela Rainforest Alliance”.

A equipe da Rainforest Alliance analisará sua solicitação. Você receberá feedback por e-mail.

Depois que seu Acordo de Licenciamento (versão 2020) for validado pela Rainforest Alliance, ele aparecerá como “Válido” na guia Legal.

3.2.2. Assine seu novo Acordo de Licenciamento (versão 2020) com assinatura manual

Essa opção permite que você baixe, imprima e assine o Acordo de Licenciamento (versão 2020) com assinatura manual.

Siga as etapas abaixo:

  1. Selecione o idioma do aplicativo DocuSign (clique em 'Alterar idioma').
  2. Assinale a caixa “Eu concordo em usar registros e assinaturas eletrônicas”.
  3. Clique em “Outras ações” (1) e depois em “Imprimir e assinar” (2).

A screenshot of a computer  Description automatically generated

  1. Na janela pop-up, clique em 'Baixar' para gerar o documento em PDF.
  2. Imprima o documento e assine-o com assinatura manual. Na mesma janela pop-up, clique em “Devolver documento” para carregar o documento assinado. Se você fechou o pop-up ou se desconectou do RACP, volte para a guia Legal e repita as etapas 3 e 4 para retornar à opção 'Devolver documento'.
  3. Faça o upload do seu arquivo e clique em “Concluir”.
  4. Envie o Acordo de Licenciamento (versão 2020) assinado: clique no botão “Enviar para a Rainforest Alliance”.

Sua solicitação agora está no status “Revisão pendente pela Rainforest Alliance”.

A equipe da Rainforest Alliance analisará sua solicitação. Você receberá feedback por e-mail.

Depois que seu Acordo de Licenciamento (versão 2020) for validado pela Rainforest Alliance, ele aparecerá como “Válido” na guia Legal.

Nota: Certifique-se de imprimir e assinar o documento manualmente. Não aceitamos imagens de assinaturas (ou capturas de tela), nomes digitados ou assinaturas desenhadas digitalmente. Sua solicitação será rejeitada.

3.3. FAQ Acordo de Licenciamento

O que é um Acordo de Licenciamento?

Este é um documento contratual assinado entre a Rainforest Alliance e sua organização que declara os Termos e Condições da Rainforest Alliance e as obrigações a serem seguidas. 

Por que preciso assinar o Acordo de Licenciamento (versão 2020)?

É necessário assinar o Acordo Legal para obter a certificação da Rainforest Alliance e usar as marcas registradas.

Quais entidades posso cobrir com meu Acordo de Licenciamento (versão 2020)?

Um Acordo de Licenciamento (versão 2020) pode cobrir várias entidades chamadas sublicenciadas ou afiliadas (children organizations).

O que é o DocuSign?

Para assinar um Acordo de Licenciamento (versão 2020), usamos o sistema de assinatura DocuSign para o processo de assinatura eletrônica.

O DocuSign fornece um processo digital de assinatura de contratos on-line seguro e juridicamente vinculante, substituindo o processo manual de assinatura de contratos em papel para países específicos, onde é permitido.

O DocuSign está disponível em todos os países?

O DocuSign não está disponível em todos os países. Se as assinaturas eletrônicas não forem permitidas em seu país, siga as instruções no parágrafo 3.2.2.

O status do meu Acordo de Licenciamento (versão 2020) mostra Esperando Assinatura da Conta”. O que isso significa? 

Isso significa que você iniciou sua solicitação, mas ainda não a enviou à Rainforest Alliance. Siga as etapas do parágrafo 3.2 para enviar sua solicitação.

Tenho dúvidas sobre meu Acordo de Licenciamento. A quem posso recorrer?

Entre em contato com nossa equipe Customer Success através do e-mail CustomerSuccess@ra.org ou visite nossa página Fale conosco.

Para assistência técnica, utilize nosso chat ao vivo no RACP.

4. Níveis de verificação recebidos: próximas etapas

Com base nos resultados que você recebeu no e-mail com seu nível de verificação, você precisa se preparar para sua carta de Endosso ou para sua auditoria.  

Siga as etapas indicadas abaixo para o (s) local (s) que recebeu: 

- Nível de verificação A: prepare-se para receber sua carta de Endosso. Vá para o parágrafo 4.1

- Nível de verificação B a E: prepare-se para sua auditoria. Vá para o parágrafo 4.2

4.1. Nível de verificação A: prepare-se para receber sua carta de Endosso

Se você recebeu o nível de verificação A, isso significa que você está isento de uma auditoria. Você precisa prosseguir com o processo de endosso para obtê-lo.

Conclua as seguintes etapas:

  • Baixe, complete e carregue sua autoavaliação
  • Tenha um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido.
  • Solicitar endosso.

Essas etapas são explicadas com mais detalhes abaixo.

4.1.1. Baixe, complete e carregue sua autoavaliação

Para baixar sua autoavaliação, siga as etapas abaixo:

- Vá para a guia 'Visão geral da certificação', clique no botão 'Detalhes' da licença com o status  Pendente .

- Clique na guia “Preparação de Licença”.
Sob a seção “autoavaliação”, clique em “Abrir”.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

- Baixe sua autoavaliação. A autoavaliação baixada contém somente os requisitos aplicáveis à sua organização com base nas informações fornecidas durante o registro.

- No Excel, preencha a coluna D com “conformidade” ou “não conformidade” e elabore na coluna E quais são suas constatações e como sua organização cumpre cada requisito. Se você não está conforme, por favor preencha as Colunas G - J explicando quais passos e medidas foram tomados para resolver essa não-conformidade.

- Uma vez devidamente completada, carregue sua autoavaliação nesta seção. Clique em “Carregar seu arquivo”.

Dica: Consulte o documento Guia Geral para a Implementação da Norma Agrícola Sustentável para obter ajuda na interpretação e implementação de seus requisitos aplicáveis.

4.1.2. Tenha um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido

Certifique-se de ter um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido na Plataforma de Certificação Rainforest Alliance (RACP)..

Se sua empresa já tiver um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido, você poderá carregá-lo na RACP. Se você ainda não assinou um Acordo de Licenciamento (versão 2020), por favor solicite-o, assine-o e submeta-o na RACP.

Siga as etapas para assinar ou carregar o Acordo de Licenciamento (versão 2020) no capítulo 3 deste manual.

4.1.3. Solicitar endosso

Acesse sua “Visão geral da certificação”. Na sua licença pendente, clique em “Detalhes”.

No lado direito da tela, você pode ver o botão “Solicitar endosso”.

Uma vez que todas as informações requeridas tiverem sido recebidas, a Rainforest Alliance entrará em contato para posteriores esclarecimentos (verifique sua caixa de spam) ou emitirá diretamente sua carta de Endosso e licença para comercializar.  

Quando sua carta de Endosso for emitida, você receberá um e-mail.  

Seu certificado estará visível na seção “Documentos” na guia “Preparação de Licença” 

Nota: O botão “Solicitar endosso” se torna ativo somente depois que você concluir as etapas 4.1.1 e 4.1.2.

A conclusão desta etapa é essencial para receber sua carta de Endosso e licença para comercializar.  

4.2. Nível de verificação B a E: prepare-se para sua auditoria

Se você receber a verificação de nível B a E, isso significa que você precisa passar por uma auditoria de certificação. Você precisa prosseguir com seu processo de auditoria para obter um Certificado de auditoria.

Para começar a planejar sua auditoria, conclua as seguintes etapas:

  • 4.2.1. Baixe, complete e carregue sua autoavaliação
  • 4.2.2. Preencha o Formulário de Solicitação de Certificação (CAF)
  • 4.2.3. Contate uma entidade certificadora (EC) autorizada
  • 4.2.4. Tenha um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido
  • 4.2.5. Confirme o contrato na RACP (Handshake)

Essas etapas são explicadas com mais detalhes abaixo.

4.2.1. Baixe, complete e carregue sua autoavaliação

Para baixar sua autoavaliação, siga as etapas abaixo:

- Vá para a guia 'Visão geral da certificação', clique no botão 'Detalhes' da licença com o status  Pendente .

- Clique na guia “Preparação de Licença”.
Na seção “autoavaliação”, clique em “Abrir”.

Graphical user interface, application  Description automatically generated

- Baixe sua autoavaliação. A autoavaliação baixada contém somente os requisitos aplicáveis à sua organização com base nas informações fornecidas durante o registro.

- No Excel, preencha a coluna D com “conformidade” ou “não conformidade” e elabore na coluna E quais são suas constatações e como sua organização cumpre cada requisito. Se você não está conforme, por favor preencha as Colunas G - J explicando quais passos e medidas foram tomados para resolver essa não-conformidade.

- Quando estiver pronto, carregue sua autoavaliação nesta seção. Clique em “Carregar seu arquivo”.

Nota: Baixe sua autoavaliação depois de receber seus níveis de verificação. Algumas informações podem mudar em seu escopo, o que pode afetar sua lista de requisitos.
Dica: Consulte o documento Guia Geral para a Implementação da Norma Agrícola Sustentável para obter ajuda na interpretação e implementação de seus requisitos aplicáveis.

4.2.2. Preencha o CAF

O Formulário de Aplicação à Certificação (CAF) é um documento mandatório a ser preenchido por Detentores de Certificado e Entidades Certificadoras ao longo do Processo de Certificação da Norma de Agricultura Sustentável 2020.

Baixe a versão mais recente do seu CAF na RACP (na seção Entidade Certificadora) ou no local da Rainforest Alliance aqui.

Certifique-se de usar o documento correto chamado Cadeia de suprimentos.

Preencha a guia vermelha 1. Formulário de aplicação.

Graphical user interface, application, Teams  Description automatically generated

4.2.3. Contate uma entidade certificadora (EC) autorizada

Você precisará assinar um contrato de certificação com a EC selecionada. Você pode encontrar uma lista de ECs autorizados aqui e solicitar uma cotação.

Envie a seguinte documentação para o seu EC:

Formulário de Aplicação à Certificação.

- Sua autoavaliação foi preenchida de acordo com as instruções.

- Seu e-mail com os resultados do nível de verificação.

Preparação para Auditoria: Assegure-se de enviar uma cópia da autoavaliação preenchida e do plano de gestão à sua EC ao menos quatro semanas antes do primeiro dia planejado para a auditoria.

4.2.4. Tenha um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido

Assegure-se de ter um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido na Plataforma de Certificação Rainforest Alliance (RACP).

Se sua empresa já tiver um Acordo de Licenciamento (versão 2020) válido, você poderá carregá-lo na RACP. Se você ainda não assinou um Acordo de Licenciamento (versão 2020), por favor solicite-o, assine-o e submeta-o na RACP.

Siga as etapas para assinar ou carregar o Acordo de Licenciamento (versão 2020) no capítulo 3 deste manual.

4.2.5. Confirme o contrato na RACP (Handshake)

Depois de assinar um contrato de certificação com sua EC, você precisa confirmar isso no RACP. Esta etapa dará a EC acesso às informações necessárias em seu perfil.

Existem duas maneiras de fazer isso, conforme ilustrado abaixo.

Envie uma solicitação ao seu EC

Para enviar uma solicitação ao seu EC, siga as etapas abaixo:

- Vá para a guia 'Visão geral da certificação', clique no botão 'Detalhes' da licença em status Pendente .

Clique na guia “Preparação de Licença”.

- Na seção 'Sua Entidade Certificadora', clique em 'Abrir'.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

- Aparecerá uma lista de Organismos de Certificação autorizados. Clique em 'Confirmar contrato' ao lado do nome da EC com a qual você assinou um contrato.

Graphical user interface, application  Description automatically generated

- A EC receberá o seu pedido. Até que isso seja confirmado, o status de sua solicitação será Esperando resposta.

- Quando sua EC aceita sua solicitação, seu contrato com sua EC é oficialmente assinado na RACP.

Graphical user interface, text, application, chat or text message  Description automatically generated

Receba uma solicitação do seu EC

Se o seu EC lhe enviou uma solicitação de contrato, siga as etapas abaixo:

- Vá para a guia 'Visão geral da certificação', clique no botão 'Detalhes' da licença que está com o status Pendente .

- Vá para a guia Preparação da licença.

- Na seção 'Sua Entidade Certificadora, clique no botão 'Abrir'.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

- Você verá um convite do seu EC. Clique no botão verde 'Ver convite'.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

- No painel do lado direito, clique em 'Sim, assinamos o contrato' e depois em 'Aceitar convite'.

- Seu contrato com seu EC já está oficialmente assinado no RACP.

Graphical user interface, text, application, chat or text message  Description automatically generated

4.3. FAQ Nível de Verificação

O que é o nível de verificação? 

O nível de verificação é o resultado da Avaliação de Risco da Cadeia de Suprimentos (SCRA) e define a frequência e a intensidade da verificação necessárias para avaliar adequadamente o risco associado ao (s) seu (s) local (s). Seus níveis de verificação indicarão quais locais em seu perfil precisam de uma auditoria, como deve ser essa auditoria e/ou se algum de seus locais se qualifica para endosso, onde nenhuma auditoria é necessária.

Quando receberei meu nível de verificação?

Depois de enviar-nos seus níveis de verificação para calcular, a Rainforest Alliance analisará seu envio em até 3 semanas.

Como é possível que alguns de meus locais sejam isentos de auditoria e outros requeiram uma auditoria?

Ao invés de uma abordagem geral de certificação, a Rainforest Alliance tem uma abordagem com base em risco para que o processo de asseguramento seja mais eficiente. Cada local dentro do seu perfil de certificação é revisado com base nas atividades que ocorrem naquele local. Isso permite que nós possamos identificar onde os riscos estão na sua cadeia de suprimentos, e evitar demandar auditorias excessivas onde não é necessário.

Eu recebi o nível B até E, como é a programação da auditoria?

A visão geral abaixo lhe dá uma indicação da programação de sua auditoria, dependendo do seu nível de verificação.
Table  Description automatically generated

Eu nunca recebi uma auditoria para um dos programas de legado,antes da fusão e agora eu tenho que passar por uma auditoria para me tornar certificado, como assim?

O novo Programa de Certificação Rainforest Alliance é mais compreensivo que os programas de certificação anteriores, e é comum que muitos níveis de Detentores de Certificação possam mudar. Muitos fatores são considerados ao determinar um nível de verificação com a localização do local, os volumes por cultivo, a atividade no local, se somente produto certificado Rainforest Alliance é manipulado, se o local é um primeiro comprador de um produto, etc. O aumento do asseguramento do programa pode resultar em um nível de verificação mais alto.

Eu cometi um erro nas informações que forneci para meus escopos/locais de certificação, mas não posso realizar mais alterações. Como posso atualizar essa informação?

Uma vez que você clicar em “Calcule meus níveis de verificação” ou já receber seus níveis de verificação para seus locais, não é possível realizar quaisquer mudanças. Se você precisar fazer quaisquer mudanças, por favor contate customersuccess@ra.org com as informações corretas.

Note que essas mudanças podem resultar em níveis de verificação diferentes.

Se você desejar adicionar um local adicional ao seu escopo de certificação, poderá fazê-lo ao clicar em “Adicionar Locais”, preenchendo as informações necessárias, reconfirmando seu escopo e clicando novamente em “Calcular meus níveis de verificação”, para receber o nível designado para este local adicional.

Não consigo encontrar minha pergunta nestas Perguntas Frequentes. O que eu posso fazer?

Confira as perguntas frequentes em nossa página Como obter a certificação da cadeia de suprimentos: Um Manual para empresas

Entre em contato com nossa equipe Customer Success através do e-mail CustomerSuccess@ra.org ou visite nossa página Fale conosco.

5. Renove seu certificado/licença

Você recebe uma notificação 6 meses antes de sua licença expirar. Isso significa que você precisa renovar sua certificação e/ou licença antes que ela expire.

Abaixo você encontra os principais passos a serem seguidos na RACP para renovar sua certificação.

5.1. Atualize e confirme seu escopo

Faça login em sua conta neste link com seu nome de usuário e senha.

Uma mensagem pop-up aparecerá na sua tela 6 meses antes de sua licença atual expirar. Clique em Sim para começar a renovar sua certificação.

Graphical user interface  Description automatically generated

Nota:
1. Se você clicar no botão Não, poderá renovar sua certificação posteriormente, clicando no botão 'Visão geral da certificação' e no botão 'Detalhes' da licença com status pendente.
2. Se você não vir a mensagem pop-up, isso significa que você já tem um novo escopo de certificação para sua próxima licença pendente na 'Visão geral da certificação'.

Seu escopo de certificação é copiado de seu escopo de certificação anterior, então você não precisa inserir todas as informações novamente. Clique na guia “Visão geral da certificação”.

Na licença com status pendente, clique em 'Detalhes' para ir para a seção 'Escopo da certificação'.

Graphical user interface, text  Description automatically generated

Em seu escopo de certificação, você pode encontrar uma cópia do (s) local (s) em sua licença anterior.

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Certifique-se de verificar as informações existentes em seus locais e atualizá-las se necessário (por exemplo, novos cultivos, locais, atividades, níveis de rastreabilidade, etc. que você deseja incluir), clicando no botão “Editar” no lado direito do seu local.

Siga as instruções no capítulo 2 deste manual do usuário para mais orientações.

Uma vez verificadas todas as informações, confirme seu escopo de certificação clicando em 'Confirmar escopo e visualizar requisitos' em seu 'Escopo de certificação' .

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Isso gerará os requisitos aplicáveis à sua organização, com base nas informações inseridas em seu perfil.

Na seção Requisitos, você pode rever e baixar um arquivo Excel com todos os requisitos aplicáveis. Feito isso, clique no botão 'Voltar'.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated

5.2. Calcule seus níveis de verificação

Volte para a seção “Escopo da certificação” e clique no botão verde claro “Calcular meus níveis de verificação”. Essa é uma etapa obrigatória para garantir que a Rainforest Alliance receba a solicitação para calcular seus níveis de verificação (risco), para que você possa prosseguir com sua recertificação.

A picture containing graphical user interface  Description automatically generated

Leia as informações no painel 'Iniciar verificação', siga as instruções e clique em 'Enviar'.

A equipe de certificação da Rainforest Alliance analisará seu perfil dentro de 3 semanas. Você receberá seus resultados por e-mail.

5.3. Níveis de verificação recebidos: próximas etapas

Com base nos resultados que você recebeu no e-mail com seu nível de verificação, você precisa se preparar para receber sua carta de Endosso, ou para sua auditoria.  

Para renovar sua endosso/licença, siga as etapas do parágrafo 4.1. 

Para renovar seu certificado de auditoria obtido por uma EC, siga as etapas no parágrafo 4.2. 

5.4. FAQ Renovação da certificação

Estou renovando minha licença. Por que preciso escolher a licença pendente?

A(s) primeira(s) licença(s) inclui(em) todas as informações (escopo da certificação, informações de preparação para auditoria, etc.) do seu primeiro ciclo de transição. A licença pendente representa o novo ciclo de certificação/transição dos Detentores de Certificado, e é aqui que você pode editar as informações.

Preciso de ajuda com meu processo de certificação. A quem posso recorrer?

Entre em contato com nossa equipe Customer Success através do e-mail CustomerSuccess@ra.org ou visite nossa página Fale conosco.

Para assistência técnica, utilize nosso chat ao vivo no RACP.

6. Organização: Usuários e contatos

Neste capítulo, você pode encontrar instruções sobre como adicionar, editar e excluir usuários e contatos da sua conta RACP.

6.1. Usuários

Neste capítulo, você pode encontrar instruções sobre como adicionar, editar e excluir usuários e contatos em sua conta RACP.

Cada usuário pode receber funções diferentes, com base em suas atividades e responsabilidades na RACP.

Papel

Funções disponíveis na RACP

Administrador 

Adicionar novos usuários, alterar suas funções, alterar informações, contratar ECs, ou membros e atualizar ou preencher as informações necessárias.

Finanças 

Pode alterar as informações financeiras e visualizar as informações do local

Usuário 

Pode alterar informações, entrar em contato com ECs ou membros, baixar ou preencher as informações necessárias

Por predefinição, a pessoa que registrou a conta recebe as três funções (Finanças, Administrador, Usuário).

Graphical user interface, text, application  Description automatically generated

Além das funções de usuário mencionadas acima, os usuários que trabalham com solicitações de aprovação de declarações podem assumir uma das seguintes funções:  

Funções de Declarações Funções disponíveis na conta de Declarações
Admin Pode adicionar usuários, alterar funções de usuários, configurar delegações, enviar solicitações de aprovação de declarações, adicionar/atualizar informações (por exemplo, marcas, produtos, fabricantes, modelos etc.) na conta de declarações.
Usuário Pode configurar delegações, enviar solicitações de aprovação de declarações, adicionar/atualizar informações (por exemplo, marcas, produtos, fabricantes, modelos etc.) na conta de declarações.
Somente leituraPode somente visualizar usuários, delegações e informações (por exemplo, solicitações de aprovação, marcas, produtos, fabricantes, modelos de solicitação etc.) na conta de Declarações.

6.1.1. Adicionar novo usuário

Para adicionar um novo usuário, clique em 'Usuários' e use o botão 'Adicionar novo usuário'. Preencha o formulário, incluindo a(s) função(ões) designada(s) conforme explicado acima. Por padrão, um novo usuário terá a função básica de “Usuário”.

Nota: Ao criar um novo usuário, recomendamos usar o endereço de e-mail do usuário como nome de usuário.

6.1.2. Atualizar usuário

Os administradores podem editar as informações do usuário, como nome, sobrenome, endereço de e-mail e funções. Para isso, clique no usuário e atualize as informações solicitadas.

Múltiplos usuários podem ter a função de ‘Finanças’ e ‘Administrador’.

Se aplicável, como Administrador, você pode remover sua função Financeira clicando em seu nome e desativando a caixa de seleção correspondente, depois de atribuir a função Financeira a um usuário diferente.

Nota: Em cada conta, sempre deve haver pelo menos um usuário com a função de administrador. Para remover sua função de administrador, atribua-a primeiro a outro usuário e, em seguida, desmarque a função de seu nome de usuário.

6.1.3. Deletar usuário

Para excluir um usuário, clique no nome do usuário e depois no botão 'Apagar'. No pop-up, clique em 'Confirmar'.

6.2. Contatos

Na guia Organização, clique em 'Contatos' para visualizar, editar ou adicionar novos contatos.


Um funcionário registrado como Usuário também é automaticamente listado como Contato.

Quando você adiciona um funcionário como Contato, isso indica sua responsabilidade em sua organização, que pode ser relevante para a Rainforest Alliance ou uma Entidade Certificadora, e não atribui automaticamente a ele uma função de usuário no RACP.

Observação: somente administradores podem adicionar e editar contatos.

6.2.1. Adicionar novo contato

Para adicionar um novo contato, clique em 'Adicionar novo contato'. Preencha o formulário com as informações solicitadas e salve o contato.

Clique novamente no nome do contato recém-criado e vá para a seção 'Tipo de contato'. Aqui você pode atribuir o tipo de contato (Admin, Cobrança) para a organização e cada local/subcontratado que você registrou.

Graphical user interface, application  Description automatically generated

6.2.2. Excluir contato

Para excluir um contato, clique no contato que deseja excluir. Um painel será aberto, clique no botão vermelho 'Excluir contato'.

A picture containing graphical user interface  Description automatically generated

Confirme o pop-up clicando em 'Excluir' e o contato será removido da sua conta.

6.3. Usuário em várias contas

É possível ser um usuário ativo em várias contas. Para manter um nome de usuário para todas as contas, recomendamos que você use o mesmo endereço de e-mail (e nome de usuário) ao realizar o processo de registro de todos os Detentores de Certificados aos quais você precisa acessar na RACP.

Ao acessar a RACP com seu nome de usuário vinculado a mais de uma conta, você pode selecionar para qual organização deseja fazer login.

Graphical user interface, text, application, email  Description automatically generated 

Se você já está logado, você pode mudar para outra conta. Vá para a guia Painel e clique no texto laranja (-> Clique aqui para alterar) no canto superior à direita.

7. Finanças


Para acessar suas informações financeiras, clique na guia “Finanças” no RACP.


Na guia Finanças, você pode ver:

Table  Description automatically generated with medium confidence

  • Taxas: nesta seção, você encontra uma visão geral das taxas de royalties (Royalty fees) que você precisa pagar.
  • Faturas: nesta seção, você encontra uma visão geral de todas as suas taxas de royalties (pagamento efetuado e pendente).
  • Redesignações: nesta seção, você pode configurar as redesignações das taxas de royalties. Aplicável apenas ao café. Ver ponto 7.1. abaixo para obter mais informações.

7.1 Redesignação de faturas (somente café)

A Plataforma de Certificação da Rainforest Alliance (RACP) oferece a possibilidade de as empresas atribuírem a fatura referente aos royalties a fornecedores, compradores ou empresas registradas na cadeia de suprimentos. Mais informações sobre as taxas de royalties (Royalty fees) podem ser encontradas aqui.

As instruções abaixo lhe guiará no processo de redesignação de faturas no RACP.

7.1.1. Tipos de redesignação de faturas

Opção de redesignação

Definição

Exemplo

Transferência de vendedor

A taxa de royalties é redesignada ao fornecedor. Essa opção é aplicável aos Detentores de Certificado que confirmaram uma negociação entre si na plataforma de rastreabilidade MultiTrace.

A empresa B estabelece uma transferência de vendedor para a empresa A no RACP.

Há uma transação entre a Empresa A e a Empresa B.

A taxas de royalties é cobrada à Empresa B, no entanto, após a transferência do vendedor, a taxa de royalties dessa transação agora é faturada para a Empresa A.

Transferência de compradores

A taxa de royalties é redesignada a qualquer comprador que compre o volume que foi faturado.

Há uma transação (transação 1) entre a Empresa A e a Empresa B, e a Empresa B recebe os royalties.

A Empresa B estabelece uma transferência de compradores na RACP para a Empresa C.

Há uma transação (transação 2) entre a Empresa B e a Empresa C.

A taxa de royalties associada à Transação 1 é transferida da Empresa B para a Empresa C.

Redesignação completa

A totalidade da taxa de royalties faturada por um ciclo de cobrança pode ser redesignada a qualquer membro licenciado listado no sistema RACP.

Há três transações entre a Empresa A e a Empresa B. A empresa B recebe as taxas de royalties por todas as três transações.

A Empresa B estabelece uma transferência completa para a Empresa C no RACP.

A taxa de royalties associada a todas as transações é transferida da Empresa B para a Empresa C.

7.1.2. Solicitações de redesignação

Para acessar a redesignação de faturas, entre na sua conta RACP e vá até a guia “Finanças”.

Vá até a guia “Redesignações ”. Aqui você verá duas seções:

  • Solicitações levantadas: Mostra as redesignações de faturas pendentes e ativas processadas pela conta. Esta seção é somente para as contas que registraram o contrato de redesignação com outra conta.
  • Solicitações recebidas: Mostra as redesignações de faturas pendentes e ativas recebidas pela conta para confirmação. Esta seção é somente para as contas que receberam o contrato de redesignação de outra conta.
Configurar uma nova redesignação
  1. Vá para Solicitação levantada.
  2. Clique no botão Pendente.
  3. Clique no botão Nova solicitação de redesignação.

Para adicionar um Contrato de Redesignação, preencha os detalhes obrigatórios (asteriscos vermelhos) na janela pop-up:

Graphical user interface, application  Description automatically generated

Depois que o Contrato de Redesignação for adicionado, os Detentores de Certificado que receberam a solicitação de redesignação precisam confirmar o processo. O contrato estará visível na seção “Redesignações ”. Em “Solicitações levantadas”, você verá a solicitação pendente até que a outra parte a confirme.

Retirar uma solicitação pendente
  1. Vá para Solicitação levantada.
  2. Clique no botão Pendente.
  3. Clique no botão Retirar.

Aceitar ou rejeitar uma solicitação pendente
  1. Vá para Solicitação recebida.
  2. Clique no botão Pendente.
  3. Clique no botão Aceitar/Rejeitar.

Graphical user interface, website  Description automatically generated

Revogar uma solicitação aceita
  1. Vá para Solicitação levantada.
  2. Clique no botão Ativo.
  3. Clique no botão Revogar.

Graphical user interface  Description automatically generated

7.2. Faturamento

A RACP calcula a taxa de royalty cobrada aplicável ao longo do ciclo de cobrança (por exemplo, mensalmente para royalties de café) e os fatura adequadamente no final do ciclo.

Quando uma conta seleciona qualquer um dos tipos de redesignação de fatura na RACP, as linhas da fatura são debitadas e, em seguida, creditadas em conformidade.

7.3. FAQ Finanças

Por que não vejo a guia Finanças na minha conta RACP?

A guia Finanças só estará visível na sua conta RACP depois que sua primeira licença for ativada.

Posso retroagir o Contrato de Redesignação de Faturas?

O acordo só pode ser iniciado a partir dos dias atuais e não pode ser retroativo.

Na transferência de compradores, a parte transferida pode ser qualquer membro da cadeia?

Não, a parte transferida só pode ser o comprador que compra diretamente da conta que cobrou as royalties do café.

Por quanto tempo a redesignação é válida?

É válida até que o Contrato seja retirado, revogado ou atinja a data de término.

Preciso ser licenciado para que uma fatura seja redesignada a mim?

Sim, a guia de finanças não está visível para os usuários até que eles sejam licenciados no sistema e não podem aceitar redesignações de faturas até esse momento.

Posso redesignar uma fatura de uma conta pré-fusão (ME01_0000) para uma conta RACP (RA_000000000)?

Não, a redesignação só está disponível entre contas RACP na guia Finanças da RACP.

A redesignação de faturas está disponível para chá ou outros cultivos?

Atualmente, na RACP, está disponível apenas para o café.

Tenho uma fatura com uma redesignação. Onde posso ver a transação? 

Você pode ver o ID e os detalhes da transação na guia Fatura.

Por que vejo linhas negativas e positivas na minha linha de taxa de royalties com o mesmo número de transação?

Você (Empresa A) é inicialmente responsável pela taxa de royalties e transferiu a taxa para a Empresa B. Por esse motivo, na linha de taxas, você pode ver uma linha de débito e uma linha de crédito. Assim, uma linha de débito será criada para o membro transferido (Empresa B) em sua conta.

Preciso de ajuda com meu processo de reatribuição ou minhas faturas. A quem posso recorrer?

Entre em contato com nossa equipe Customer Success através do e-mail CustomerSuccess@ra.org ou visite nossa página Fale conosco.

Para assistência técnica, utilize nosso chat ao vivo no RACP.

8. Glossário

A tabela abaixo lista os termos e abreviações utilizadas com maior frequência e sua significância ao trabalhar com a RACP. Entender esses termos é necessário para completar seu registro de forma precisa.

Veja também nosso glossário online, para uma explicação da terminologia que você encontrará nos documentos e ferramentas do Programa de Certificação da Rainforest Alliance 2020.

Termo
Definição

Local de Gerenciamento Central (CML)

Local onde ocorre a maioria das atividades de manejo. Isso inclui o gerenciamento dos processos e procedimentos necessários para se tornar e permanecer certificado.

Escopo de certificação

Um conjunto de atividades, processos, agentes e produtos que estão cobertos sob o certificado de um detentor de certificado.

Perfil de Certificação

A página na RACP onde um Detentor de Certificado pode enviar as informações sobre seu ‘escopo de certificação’.

Multi-local

Um Detentor da Cadeia de Suprimento que não tem a produção agrícola no escopo da certificação Rainforest Alliance e tem um local central identificado sob o qual dois ou mais locais estão operando.

ARCS

Como parte do sistema de asseguramento, dados são coletados através da ARCS que está vinculada ao processo de registro e de preenchimento do perfil. A ARCS avalia os potenciais riscos das operações de uma organização por local individual para determinar o tipo e frequência das verificações necessárias.

Local

Uma entidade geograficamente separada pertencente a um detentor de certificado (Produção Agrícola ou Cadeia de Suprimentos) onde um número e tipo específicos de operações são conduzidas.

Subcontratado

Uma organização ou indivíduo contratado para realizar uma ou mais operações específicas nos produtos certificados, por exemplo, processamento, armazenagem, embalagem, e/ou rotulagem de produtos.

Sublicenciado

Um Acordo Legal pode abranger várias entidades chamadas sublicenciadas. Os sublicenciados permitidos herdam os direitos e obrigações do Acordo Legal assinado por sua organização.

Agente da cadeia de suprimentos

Cada organização não agrícola que se relaciona ao produto certificado de sua produção até sua venda final.

Nível de Verificação

O nível de verificação é o resultado da Análise de Risco para Cadeia de Suprimentos (ARCS) e define o tipo, intensidade e frequência da verificação que é requerida.

9. Histórico De Alterações

Nº da Versão  

Data de vigência

Mudanças significativas  

Anterior 
 Nº da Versão  

1.0

março de 2023

Novo artigo.

Substitui a versão 16 de junho de 2022

1.1

Outubro de 2023

- parágrafos 4.1.1 e 4.2.1: instruções atualizadas sobre como preencher a Autoavaliação.

- Perguntas Frequentes 2.5: link atualizado para orientação de rastreabilidade para subcontratados.

1.0

1.2

18 de Dezembro de 2023

- Certificado de Endosso foi substituído por carta de Endosso.

- o parágrafo 6.1 foi atualizado com novas funções de usuário de declarações. 

1.1

1.315 de janeiro de 2024
- Nova seção 2.5. sobre EUDR
1.2

 10. Isenção de responsabilidade

Este Manual do Usuário está sendo criado em paralelo com o desenvolvimento do sistema RACP, e, portanto, telas podem estar ligeiramente diferentes da versão online da RACP devido ao desenvolvimento e melhoria contínuos. 




Este artigo foi útil?

Changing your password will log you out immediately. Use the new password to log back in.
First name must have atleast 2 characters. Numbers and special characters are not allowed.
Last name must have atleast 1 characters. Numbers and special characters are not allowed.
Enter a valid email
Enter a valid password
Your profile has been successfully updated.